Base aérea de Anápolis, sede dos novos Gripen, contou com apresentações do caça, do KC-390 e da Esquadrilha da Fumaça
A base aérea de Anápolis, em Goiás, recebeu o público no último sábado (9), no tradicional evento aeronáutico "portões-abertos".
O local, que abriga os novos F-39E Gripen e KC-390, voltou depois de um hiato de três anos, devido a pandemia de covid-19, e reuniu milhares de pessoas.
A programação de demonstrações aéreas foi extensa. A novidade foi o F-39E, participando do seu primeiro portões-abertos. A apresentação do caça aconteceu pela manhã e pela tarde, sendo marcada pelas passagens baixas, arremetidas e subidas de grande inclinação.
A programação também contou com demais apresentações, como a da esquadrilha FOX, de aeromodelos e lançamento de paraquedistas do Exército, lançados pelo KC-390, que também fez passagens baixas sobre a base.
Em solo, foram expostos aviões militares como o F-39E Gripen, o F-5EM, o E-99, o R-99, o A-1M e o KC-390. Na seara civil, destacaram-se aviões privados e de aeroclubes de região.
Finalizando o evento, o Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou uma demonstração no final da tarde.
Os sete A-29 Super Tucano realizaram o set completo de acrobacias da equipe, como: o break, cruzamentos, DNA, desfolhado, dorsão, espelhão, entre outras.
Os portões-abertos da base de Anápolis foram o segundo de uma lista de demais outros eventos organizados pela FAB em diversas regiões do Brasil. Confira aquia lista completa com local e data dos próximos portões-abertos.
Por André Magalhães
Publicado em 11/09/2023, às 11h25
+lidas