AERO Magazine
Busca

Aviação militar

B-52 ajuda Cessna perdido

Bombardeiro participa da localização e orientação do avião perdido no Alasca


Embora as últimas notícias sobre o uso dos B-52 recaiam sobre a recente violação da nova e controversa zona de exclusão chinesa, um B-52H Stratofortress esteve envolvido numa missão mais humanitária. Famoso por ser o punho de aço da USAF (Força Aérea dos EUA), no último dia 10 de novembro, uma dupla de B-52 realizava um exercício de rotina no Alasca, quando receberam o chamado do Centro Anchorage, que havia perdido a comunicação com um Cessna que sobrevoava a região.

O piloto do Cessna havia reportado estar voando em uma região de mal tempo, desorientado, minutos antes de perder o contato com o Centro. O B-52, mesmo a mais de 200 milhas de distância, era a aeronave mais próxima e que poderia auxiliar na localização do Cessna.

Ao receber o pedido de ajuda, o Hail 13, callsing do líder dos B-52 naquele momento, percebeu que deveria desviar consideravelmente o curso, o que comprometia a autonomia dos aviões, que voavam sem o apoio de reabastecimento aéreo. “A primeira coisa que fizemos foi calcular o nosso combustível para garantir que tínhamos o suficiente", disse o capitão Andrew J. DesOrmeaux, do 69th Bomb Squadron. “Nós também tivemos que garantir que o nosso ala, o Hail 14, também teria combustível suficiente para retornar à Barksdale”.

Após constatar a sobra de combustível, os dois bombardeiros se dirigiram para o oeste, quando, a aproximadamente 100 milhas do ponto de desvio, conseguiram contato com o Cessna. O piloto do monomotor reportou que havia descido o máximo para manter contato com o solo e ficou sem comunicação, alegando que também não sabia exatamente onde se encontrava. Por estar voando em uma região montanhosa, os sinais de rádio naquela altitude não tinham um grande alcance. Com isso, o Hail 13 confirmando a posição do piloto perdido, seguindo as orientações do Centro, conseguiu guiar o Cessna até o aeroporto em total segurança, fornecendo as direções e altitudes a serem tomadas ao longo da rota.

Após auxiliar o avião perdido, os dois B-52 retomaram o curso e continuaram a missão de acordo com o planejado.

Redação
Publicado em 02/12/2013, às 17h24


Mais Notícias