AERO Magazine
Busca

Uso consciente de querosene no solo

Azul vai reduzir consumo de combustível no aeroporto de Guarulhos

Programa APU zero da Azul foi implementado nos voos que atendem o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo


Aviões da Azul reduzirão consumo de querosene de aviação em solo - Luís Neves
Aviões da Azul reduzirão consumo de querosene de aviação em solo - Luís Neves

A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (18), que vai reduzir o consumo de combustível de seus aviões no solo do aeroporto de Guarulhos, na grande São Paulo, um dos mais movimentados da América Latina.

A implementação do programa APU Zero da Azul no aeroporto internacional de Guarulhos vai apoiar a meta de redução de até 73% no uso de querosene de aviação (QAV) dos aviões enquanto estão em solo. 

A empresa estima que o uso do APU nas operações do terminal que atende a cidade de São Paulo caia de 12% para 6% nos próximos meses. Atualmente 17 bases da transportadora adotaram a medida, até o final do ano serão 20.

Em parceria com os operadores dos aeroportos, os sistemas das aeronaves passam a ser alimentados por uma fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, durante o procedimento de embarque e desembarque, desligando a Unidade Auxiliar de Energia (Auxiliary Power Unit - APU, na sigla em inglês), que alimenta os sistemas dos jatos.

O APU é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda das aeronaves, e é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está no chão, parqueada ou em sua posição designada nos terminais.

O programa de uso consciente de combustível começou em abril do ano passado, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal centro de conexões (hub) da Azul.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 18/09/2023, às 13h15


Mais Notícias