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Céus Abertos

Azul e Avianca poderão ingressar em acordo de empresas aéreas

Parceria tem como objetivo ampliar oferta de voos entre os Estados Unidos e o Brasil


A Avianca Brasil e a Azul passaram a ser cogitadas para ingressarem na aliança existente entre a norte-americana United Airlines, a Avianca Colombia e a panamenha Copa Airlines, para ampliar suas rotas entre os Estados Unidos e a América Latina.

O acordo foi assinado na última sexta-feira, sem menção formal as duas empresas brasileiras, mas foi cogitada a ampliação da parceria, aproveitando o acordo de Céus Abertos existente entre o Brasil e os Estados Unidos.

A joint venture formada pela Avianca, Copa e United seguem uma tendência global iniciada na década de 1990, com a formação de grandes alianças globais, mas agora ganha novo formato na criação de estratégia locais. As três empresas esperam agora em parceria coordenar a malha aérea, capacidade, tarifas e comercializarão dos voos, incluindo ainda a gestão da receita. Todavia, por uma falta de acordo de Céus Abertos entre todos os países, a aliança local exigirá a aprovação regulatória das autoridades de cada país.

Atualmente as três empresas possuem 26% da capacidade de voos entre a América Latina e os Estados Unidos, desse valor 15% representa apenas as operações da United Airlines. Embora detenham mais de um quarto do mercado, a Avianca e a United possui uma presença modesta no Brasil, onde uma eventual extensão do acordo permitiria ampliar a oferta de voos entre mais cidades brasileiras e os Estados Unidos. Apenas a Copa possui uma ampla capacidade de oferta no Brasil, em São Paulo, por exemplo, são seis voos diários para o Panamá.

A American Airlines e a Latam são atualmente as maiores transportadoras entre a América Latina e os Estados Unidos, detendo 32% da capacidade. A empresa norte-americana ainda mantém no Brasil seu principal mercado internacional, além do México. A força do mercado entre os dos países levou a American e a Latam a construírem novas instalações de manutenção no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A Aeromexico e a Delta Air Lines mantêm uma operação conjunta entre o México e os Estados Unidos, podendo no futuro ingressar em uma parceria com a Gol, que passou a oferecer novos voos para Orlando, partindo de Fortaleza e Brasília.

Ainda sem data para ser implementado, o acordo com a Avianca poderá esbarrar nas dificuldades do grupo, em especial no Brasil, onde teve uma ação de reintegração de possa para 13 aeronaves formalizada pela justiça brasileira.

Por fim, a Azul em nota afirma que "está acompanhando a negociação entre as empresas e avalia as opções", sem detalhar seu interesse no acordo.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/12/2018, às 16h00 - Atualizado às 16h43


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