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Fim de uma era

Azul começa a devolver sua frota de aeronaves Boeing

Empresa está devolvendo um Boeing 737-400F nesta quinta-feira (2), para dar lugar ao Airbus A321P2F


O Boeing 737-400 cargueiro começa a sair de cena após seis anos na companhia - Azul Cargo/Divulgação
O Boeing 737-400 cargueiro começa a sair de cena após seis anos na companhia - Azul Cargo/Divulgação

A Azul Cargo, divisão cargueira da Azul Linhas Aéreas, iniciou o processo de devolução das suas duas aeronaves Boeing 737-400F.

O avião de matrícula PR-AJY, iniciou o traslado de devolução para a França nesta quinta-feira (12), na rota Campinas (VCP)- Recife (REC)-Espargos (SID)-Tarbes (LDE).

A retirada do Boeing 737-400 ocorre após a chegada do Airbus A321P2F, aeronave com maior capacidade de carga e menor custo operacional. Além do PR-AJY, a Azul também conta com o PR-AJZ, avião do mesmo modelo.

Antes de fazer parte da Azul Cargo, o PR-AJY, avião com 27 anos de operações, foi entregue inicialmente para a Asiana Airlines em novembro de 1997, repassado para o Miami Air International em novembro de 2006, permanecendo até meados de 2017.

O PR-AJY foi entregue para a companhia brasileira somente no final de 2018, sendo o primeiro cargueiro exclusivo da Azul. Após a retirada das aeronaves da Boeing, a Azul irá operar somente o Airbus A321P2F, com duas unidades entregues até o momento. 

Previsto para operar na Azul Cargo em fevereiro de 2025, o A321P2F oferece capacidade de transportar até 27 toneladas e possuem 14 posições de pallets, proporcionando um aumento significativo de capacidade em comparação com a frota atual de Boeing 737-400F.

Com essas novas aeronaves, a Azul Cargo Express espera reduzir o consumo de combustível por tonelada transportada e aumentar a utilização diária em mais de 20%.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 12/12/2024, às 15h57


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