AERO Magazine
Busca

Desafio tecnológico e regulamentar

Aviões sem pilotos voarão em 2025

A previsão é de empresa suíça de consultoria financeira para compra de aeronaves, que projeta o transporte aéreo autônomo tanto de carga como de passageiros


Especial Labace by 
[Colocar Alt]



Para a empresa de serviços financeiros UBS, aviões sem piloto para o transporte de passageiros e carga serão uma realidade no médio prazo. O relatório da companhia suíça sobre a questão aponta para uma economia anual de US$ 35 bilhões dos operadores, graças à redução dos custos com mão de obra, programas de treinamento, combustível e seguro mais barato. 

Um dos empecilhos mais óbvios para a concretização da previsão seria a complexidade burocrática e a reação dos órgãos de regulação para aceitar o revolucionário conceito. Além disso, a UBS descobriu que somente uma minoria (46%) dos potenciais passageiros estaria disposta a embarcar dentro destas circunstâncias. Resta saber se diante de tarifas muito mais baixas para passageiros ou carga despachada esse percentual poderia mudar no futuro.

Para as companhias aéreas, a perspectiva é tentadora, pois, daqui para frente, ao longo dos próximos 30 anos, eles deverão selecionar e treinar milhares de novos pilotos.


VOO SIMULADO EXECUTADO POR ROBÔ

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 17/08/2017, às 08h43 - Atualizado em 31/08/2017, às 11h01


Mais Notícias