A Air New Zealand será a primeira companhia aérea a contar com a internet de alta velocidade da Starlink em seus ATR
A ATR anunciou nesta terça-feira (21), a implementação do sistema de internet de alta velocidade da Starlink, desenvolvido pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, nos modelos 72-500 e 72-600.
A tecnologia foi certificada pela reguladores europeus, após voos de teste terem sido concluídos. A Air New Zealand será a primeira companhia aérea a oferecer o serviço em voos domésticos, este ano. O sistema será disponibilizado como uma opção de retrofit para operadores de ATR por meio de um Certificado Suplementar de Tipo (STC).
"Explorar a conectividade em movimento com o Starlink, que possui a maior constelação de satélites do mundo, foi uma decisão óbvia. Seja viajando a trabalho ou lazer, sabemos que manter uma conectividade de internet contínua é algo que transformará a experiência de viagem dos nossos clientes", disse Nikhil Ravishankar, diretor de serviços digitais da Air New Zealand.
O Starlink utiliza uma constelação de satélites em órbita terrestre baixa para oferecer internet banda larga capaz de suportar streaming, videochamadas e jogos online. A compactação da antena garante compatibilidade com a estrutura aerodinâmica dos modelos ATR. Além da conectividade para passageiros, o sistema permitirá que pilotos acessem serviços de meteorologia da aviação, otimizando a segurança operacional.
Segundo o fabricante, a conectividade em voos será um diferencial competitivo, especialmente em mercados como Japão, Europa, Ásia-Pacífico e Estados Unidos, onde a demanda por internet a bordo está em crescimento.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/01/2025, às 08h16
+lidas