Emergência ocorreu enquanto o avião tanque KC-46A reabastecia um F-15E na Califórnia
Um avião KC-46A Pegasus da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) sofreu um incidente durante uma operação de reabastecimento de um F-15 na costa da Califórnia. O evento ocorreu durante uma missão de apoio a uma restrição temporária de voo relacionada a visita presidencial na região.
O KC-46A estava reabastecendo dois caças F-15E Strike Eagle da Base Aérea de Mountain Home, em Idaho. Ambos os caças estavam armados com mísseis reais e participavam da missão de reforço à segurança aérea.
De acordo com as comunicações de rádio, após o incidente tanto o KC-46A quanto um dos F-15E apresentaram problemas hidráulicos. O KC-46A declarou emergência e retornou à base de Travis, enquanto o F-15E teve que abortar o pouso duas vezes antes de conseguir aterrissar em uma localização alternativa.
Após o incidente, a 931ª Ala de Reabastecimento Aéreo confirmou que uma parte do boom de reabastecimento do KC-46A se soltou perto da base e a aeronave pousou com o restante do boom ainda abaixado. Apesar dos danos relatados, não houve feridos.
Fotos não oficiais, que apareceram nas redes sociais, mostram o boom danificado e o cone de cauda avariado. Todavia, a Força Aérea dos EUA ainda não confirmou a autenticidade dessas imagens.
O KC-46A é pertencente à 931ª Ala de Reabastecimento Aéreo da Base Aérea de McConnell, no Kansas, estava operando a partir da Base Aérea de Travis, na Califórnia.
Por Micael Rocha
Publicado em 24/08/2024, às 06h00
+lidas