AERO Magazine
Busca

Acima de qualquer tempo

Avião lançará foguetes espaciais em pleno voo

Grupo Virgin adapta Boeing 747 para transportar sistema orbital


O avião lançador de foguetes espaciais da Virgin Orbit realizou com sucesso uma série de voos experimentais para preparação das doutrinas de lançamento. A empresa modificou um Boeing 747-400 para servir como plataforma do sistema LaucherOne, que prevê o lançamento de satélites de baixa órbita.

O avião, batizado de Cosmic Girl, recebeu um suporte especial para o transporte do foguete, sendo instalado entre a fuselagem esquerda e o motor. O espaço originalmente foi projetado pela Boeing para servir como baia de transporte para um motor inativo, sendo agora redesenhado para a nova função.

Nas próximas semanas serão iniciados uma série de voos de expansão do envelope do 747, que culminará com o lançamento do foguete LauncherOne, que será liberado em queda livre.

A expectativa é que o primeiro lançamento orbital do LancherOne ocorra até o final do ano.

LauncherOne

O foguete de dois estágios descartável será lançado a uma altitude de 35.000 pés, onde inicialmente iniciará uma queda livre, até a ignição do primeiro estágio. Após três minutos de voo haverá a separação do primeiro estágio, com o segundo assumindo o restante da missão que deverá durar outros seis minutos, onde entregará o satélite em sua órbita.

Uma das virtudes do lançamento aéreo é sua flexibilidade, permitindo realizar o lançamento de praticamente qualquer parte do globo. Com isso é possível reduzir os custos e utilizar foguetes de menor porte, visto que é necessário o transporte de menor carga de combustível para a missão. Além disso, possibilita o projeção para o espaço independente das condições climáticas da região, já que estará voando acima das principais linhas de instabilidade.

O LauncherOne possui carga útil de 300 kg, suficiente para a maioria dos satélites de comunicação e navegação em uso, a uma órbita máxima de 500 km.

Por Ernesto Klotzel e Edmundo Ubiratan
Publicado em 29/08/2018, às 18h00 - Atualizado às 18h33


Mais Notícias