AERO Magazine
Busca

Nariz na grama

Avião de patrulha marítima sai da pista durante evento da FAB no Campo de Marte

Modelo P-95BM sofreu avarias no trem de pouso e nos motores, mas tripulantes saíram ilesos; Esquadrilha da Fumaça cancelou apresentação final


Uma aeronave de patrulha marítima da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu da pista ao tentar decolar do Campo de Marte com destino a Florianópolis. O P-95BM Bandeirulha, perdeu o controle direcional durante a corrida de decolagem, saiu da pista e sofreu danos no trem de pouso e motores.

O acidente aconteceu nesse domingo durante o evento anual Portões Abertos da FAB, que conta com a presença de diversas aeronaves em exposição estática, eventos recreativos e shows aéreos, incluindo o da Esquadrilha da Fumaça. 

A aeronave, pertencente ao Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV), sediado na Base Aérea de Florianópolis, estava com oito tripulantes a bordo. Ninguém sofreu ferimentos. 

De acordo com a FAB, uma equipe técnica esteve no local realizando as ações iniciais para apurar os fatores que contribuíram para a ocorrência. A aeronave foi removida da pista e está sob análise no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).

O ocorrido interrompeu as operações de pouso e decolagem até a remoção completa da aeronave e, por consequência, alguns aviões foram obrigados a pousar em outro aeroporto. Uma aeronave que aguardava no ponto de espera para decolar teve de regressar para o pátio de manobras. Ainda por consequência, a prestigiada apresentação de encerramento da Esquadrilha da Fumaça foi cancelada e o evento acabou sem o show do EDA.

OUÇA A FONIA 

Por Oswaldo Gomes
Publicado em 10/10/2016, às 18h30 - Atualizado em 15/10/2016, às 13h03


Mais Notícias