AERO Magazine
Busca

No Peru

Avião da Latam colidiu com caminhão de bombeiros durante decolagem

Avião da Latam colidiu com caminhão de bombeiros durante decolagem no aeroporto de Lima


Aeronave se preparava para decolar da capital do Peru para um voo doméstico - Reprodução/Redes Sociais
Aeronave se preparava para decolar da capital do Peru para um voo doméstico - Reprodução/Redes Sociais

Um caminhão da brigada de incêndio do aeroporto Jorge Chávez, em Lima, colidiu com um Airbus A320neo da Latam Airlines que acelerava para decolar, na tarde de hoje (18).

Por motivos desconhecidos, o caminhão invadiu a pista sem autorização do controle de solo e colidiu com o avião, de matrícula CC-BHB, que corria na pista para iniciar a decolagem. A aeronave cumpriria o voo LA2213 com destino à localidade de Juliaca (JUL), no sudeste do Peru, na região de Puno.

O caminhão atingiu o motor número dois (lado direito) que foi arrancado, expondo todos os sistema de combsutível, que imadiatamente iniciou um incêndio. O trem de pouso direito também colapsou com o impacto.

Imagens das câmeras de segurança mostraram o momento da batida. Duas pessoas que estavam no caminhão morreram e uma terceira foi gravemente ferida. Durante a evacuação da aeronave, 36 dos 102 passageiros a bordo, sendo quatro deles em estado grave.

O aeroporto internacional de Lima (LIM) foi fechado logo após o acidente. Até a manhã de sábado (19), mais de 400 voos foram cancelados, inclusive para São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG). A previsão inicial de reabertura é para às 15h (Brasília).

Em nota oficial, a empresa reiterou que não houve nenhuma vítima fatal no voo e que trabalha com as autoridades e passageiros para prestar todo o suporte necessário. Leia abaixo a íntegra do comunidado da Latam Airlines Peru.

A LATAM Airlines Peru informa que o voo LA 2213 (Lima – Juliaca) colidiu com um veículo durante a sua decolagem no Aeroporto Internacional Jorge Chávez.

Neste momento, informamos que não houve vítimas fatais entre as pessoas que estavam a bordo da aeronave e estamos focados em dar apoio aos passageiros e seus familiares. Além disso, está sendo realizado um trabalho em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações do ocorrido o mais rápido possível.

O processo de resposta ao ocorrido segue os protocolos operacionais e de segurança da empresa e buscam resguardar a integridade e o bem-estar dos passageiros.

O grupo LATAM está mobilizando todos os seus recursos humanos e técnicos para cuidar dos afetados pelo ocorrido e ativou o seu plano de resposta a emergências.

Assim que tivermos mais informações, elas serão compartilhadas."

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Martín Romero
Publicado em 18/11/2022, às 18h41 - Atualizado em 19/11/2022, às 09h45


Mais Notícias