AERO Magazine
Busca

Ressuprimento Aéreo

Avião da FAB abastece tropas isoladas em Roraima

Ao longo dos próximos dias as tropas do Exército, em Roraima, irão receber mais de 6.000 quilos de suprimentos lançados por avião da FAB


Aeronaves envolvidas são pertecentes ao Esquadrão Onça - FAB
Aeronaves envolvidas são pertecentes ao Esquadrão Onça - FAB

Um avião cargueiro tático C-105 Amazonas (Airbus C-295) realizou um suprimento aéreo para tropas do Exército Brasileiros que ficam destacados em pontos remotos no estado de Roraima.

O lançamento de cargas começou na sexta-feira, dia 25, onde foram lançados 2.000 quilos de víveres e suprimentos gerais, na cidade de Alto Alegre.

As operações em Surucucu deverão entregar mais de 6.000 quilos de suprimentos às tropas do Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF).

“Por meio desse suporte será possível mantermos as atividades de segurança e vigilância das nossas fronteiras, salvaguardando os interesses nacionais e contribuindo para a garantia da soberania nacional”, pontuou o tenente Tanaka do Exército.

O avião envolvido na ação faz parte do Esquadrão Onça, sediado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Batizado de Amazonas, a aeronave usou o inovador sistema eletrônico de lançamento, que foi avaliado pelo Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp).

O sistema otimiza os lançamentos de cargas do tipo Heavy (pesada) por extração e CDS (Container Delivery System), que podem ser realizados pelo C-105.

"Essa avaliação permitiu o desenvolvimento de técnicas otimizadas que se mostraram robustas e capazes de ampliar a acurácia e precisão do lançamento de cargas de forma sistemática, de modo a contribuir sobremaneira para o cumprimento das missões de ressuprimento aéreo de forma eficaz”, ressaltou Dymitri Cardoso Leão, capitão e instrutor de Avaliação Operacional.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 29/11/2022, às 07h55


Mais Notícias