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Avião da Azul afunda no asfalto em Fernando de Noronha

Avião da Azul afunda no pátio do aeroporto de Fernando de Noronha antes de decolagem


Embraer E195-E2 teve o trem de pouso afundado durante manobra no pátio do aeroporto de Fernando de Noronha. Voo para o Recife sofreu atraso de três horas e afetou conexões posteriores - Reprodução/Redes Sociais
Embraer E195-E2 teve o trem de pouso afundado durante manobra no pátio do aeroporto de Fernando de Noronha. Voo para o Recife sofreu atraso de três horas e afetou conexões posteriores - Reprodução/Redes Sociais

Um Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas afundou no asfalto do pátio do aeroporto de Fernando de Noronha na manhã de domingo (22), durante o procedimento de pushback. O incidente ocorreu momentos antes da decolagem do voo AD4719 com destino ao Recife.

A aeronave, de matrícula PS-AEO e em operação desde maio de 2023, teve o trem de pouso principal esquerdo comprometido ao ceder na superfície do pátio. O problema impediu a continuidade do embarque e mobilizou equipes da concessionária do terminal e técnicos da própria companhia aérea. A retirada da aeronave levou cerca de três horas.

Com o incidente, o voo AD4719, que tinha decolagem prevista para as 10h10, só partiu às 13h10 (horário de Brasília). O atraso impactou outras operações da companhia, como o voo Recife–Porto Alegre (AD4150), previsto para as 12h45, que só partiu às 15h. O retorno, que deveria ocorrer às 17h50, foi reprogramado para as 19h50.

A Azul emitiu a seguinte nota: "A Azul informa que a aeronave que fazia o voo AD4719 (Fernando de Noronha-Recife) deste domingo, 22, teve a roda do seu trem de pouso traseiro afundada no asfalto durante o pushback, procedimento anterior à decolagem, em fato totalmente alheio à vontade da Companhia.

Os clientes foram desembarcados em total segurança e receberam a assistência prevista na Resolução 400 da Anac. A aeronave foi retirada do local, passou por uma inspeção técnica e foi liberada. Posteriormente, os Clientes foram reembarcados e o voo decolou normalmente às 14h11."

AERO Magazine entrou em contato com o governo de Pernambuco — responsável pela manutenção do aeroporto — e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Até a publicação deste texto, nenhuma das partes havia se manifestado sobre o ocorrido.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/06/2025, às 08h44


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