Avianca transportou mais de 24 milhões de passageiros em 2022, e foi reconhecida como a sexta aérea mais pontual do mundo
Após passar por um profundo processo de reestruturação, que incluiu um pedido de recuperação judicial (Chapter 11) protocolado na justiça norte-americana, a Avianca firmou acordos que apoiaram seu plano de reorganização, implementado novos padrões operacionais e comerciais.
No setor comercial, a tradicional companhia mudou seu modelo de negócio para o conceito de baixa tarifa, conhecido como 'low cost', além da oferta de mais voos ponto a ponto, com foco nos seus principais centros de conexões (hubs). O plano de mudança exigiu investimentos na configuração das aeronaves Airbus A320, com a capacidade passando de 150 para 180 passageiros.
A frota operacional atual da companhia conta com 107 aviões, sendo onze A319, 64 A320-200, dezenove A320neo e treze Boeing 787-8.
Para celebrar os resultados operacionais alcançados em 2022, a Avianca homenageou seus funcionários com uma pintura especial em uma de suas aeronaves Airbus A320. A pintura alusiva à campanha "Todos Dando o Seu Melhor", reconhece o compromisso dos mais de 12 mil funcionários da empresa.
A Avianca transportou 24,6 milhões de passageiros no ano passado, oferecendo cerca de 730 mil assentos por semana em mais de 4.100 voos. Atualmente, a transportadora com sede em Bogotá atende 67 destinos em 24 países, distribuídos em 129 rotas nas Américas e Europa.
A segunda companhia aérea mais antiga do mundo, foi reconhecida como uma das mais pontuais no mundo segundo levantamento feito pela Cirium, atingindo índice de pontualidade de 83,48% nos mais de 114 mil voos realizados no ano passado.
A implementação de novas rotinas operacionais, proporcionou a Avianca maior eficiência e consistência na programação de seus voos.
Isto é evidenciado por um aumento de oito pontos em seu indicador de partida de voo com zero minutos de atraso, além de um aumento de seis pontos em seu indicador de desempenho de pontualidade, ambos em comparação com a operação pré-crise sanitária.
No Brasil, a Avianca disponibiliza cinco voos regulares e sem escalas para a Colômbia, sendo dois voos para São Paulo, um para o Rio de Janeiro, um em Belo Horizonte e um na cidade de Manaus.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 26/04/2023, às 15h10
+lidas