AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva em Alta

Editorial - Edição 232


O estande de AERO Magazine permaneceu movimentado, e muito bem frequentado, durante toda a Labace 2013. Era um sinal de que o frio se mostrou apenas um pitoresco pretexto para as conversas sobre o mercado. O perfil dos visitantes da maior feira de aviação executiva da América Latina ajuda a entender o momento pelo qual o Brasil passa. As vendas de aviões e helicópteros utilizados em missões de negócio crescem mais do que o PIB do país, e os investimentos em infraestrutura aeroportuária parecem prenunciar bons ventos para os principais fabricantes, a despeito das oscilações cambiais e da retração econômica.

São sinais do amadurecimento de um país que deixou de ser promessa para se tornar realidade. Todos querem fazer negócio aqui, até porque os empresários e profissionais liberais brasileiros descobriram o potencial dessa ferramenta de trabalho que é o transporte aéreo privativo em um país com dimensões continentais.

Neste ano, além da cobertura convencional de mercado, também exploramos algumas das novidades da Labace do ponto de vista de quem habita o cockpit de uma aeronave. Aproveitamos a oportunidade de termos lado a lado as principais máquinas da aviação executiva para conhecê-las melhor e até compará-las.

E por falar em feira, estivemos também em Oshkosh para cobrir a AirVenture, maior confraternização da aviação mundial. Mesmo sem a participação da USAF, o evento mostra sua pujança ao atrair milhares de aeronaves de diferentes cantos dos Estados Unidos e do mundo para um encontro de uma semana com shows aéreos, exposição estática de raridades do passado e atividade para amantes da aviação de todas as idades. Sem dúvidas, um espetáculo.

Ainda nesta edição artigos dedicados aos pilotos, profissionais ou não. Discutimos a onda de demissões nas companhias aéreas brasileiras, damos dicas de segurança para quem tem o seu próprio avião e nos aprofundamos nos novos recursos dos painéis glass cockpit para monitorar os parâmetros de motor.

Leia, ainda, uma reportagem especial sobre os aeroportos inteligentes, que foram tema do Air Transport It Summit 2013, promovido pela Sita em Bruxelas, na Bélgica. Fomos convidado pelos organizadores e trouxemos para o Brasil novidades cativantes do mundo da tecnologia, como o Big Data voltado para a aviação.

Bom voo,

Giuliano Agmont e Christian Burgos

Redação
Publicado em 03/09/2013, às 00h00 - Atualizado às 22h23


Mais Editorial