Novo avião da ATR para pouso e decolagem em pistas curtas teve projeto interrompido, por redução de demanda
Pouco mais de dois anos do primeiro voo, a ATR anunciou na última quarta-feira (13), que irá interromper o desenvolvimento da variante 42-600S, projetada para operações de pousos e decolagens em pistas de curta distância.
A decisão ocorre após uma revisão de mercado e em resposta a desafios contínuos na cadeia de suprimentos. O fabricante identificou uma redução de demanda para o novo avião, especialmente no Sudeste Asiático, onde o número de aeroportos que exigem aeronaves STOL diminuiu consideravelmente.
Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR, disse que a empresa está “entrando na próxima fase de crescimento e aprimoramento” com foco em investir na competitividade dos modelos existentes, que têm sido uma escolha consolidada para companhias aéreas regionais. “Esse compromisso é a razão pela qual nossas aeronaves permaneceram líderes de mercado e uma escolha confiável para nossos clientes nos últimos 40 anos e continua a ser nossa força motriz para o que está por vir", acrescentou.
Today decision was made to stop the development of the STOL project due to recent shifts in addressable market. I’m confident that this will allow us to focus on enhancing the competitiveness of our existing products directing resources on areas with high impact for our customers https://t.co/fC1jNWEWiw
— Nathalie Tarnaud Laude (@NtarnaudLaude) November 13, 2024
O ATR 42-600S havia sido oficialmente anunciado em outubro de 2019. O modelo acrescentaria recursos para operação de decolagem e aterrissagem em pistas de até 800m com até 42 passageiros a bordo. A adição do sufixo S demonstra a capacidade STOL, acrônimo em inglês de decolagem e pouso curto.
Mais de vinte companhias aéreas haviam efetuado encomendas da aeronave. A primeira delas, de Papua Nova Guiné, o fez pouco antes do início da pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020. O primeiro voo aconteceu em maio de 2022, a partir do aeroporto de Francazal (LFBF), na França.
O redirecionamento do fabricante ao portfólio atual também veio três meses após o acidente envolvendo um ATR 72-500 (PS-VPB) da Voepass Linhas Aéreas, no interior de São Paulo, vitimando fatalmente 62 pessoas. O caso está sob investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/11/2024, às 07h46
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