AERO Magazine
Busca

Dissuação

Arábia Saudita recebeu o último dos 84 caças F-15SA encomendados

Aviões ampliam a capacidade do país na região e aprimoram capacidades da família F-15


Força aérea saudita recebeu o último dos 84 caças F-15SA encomendados em 2010

A Arábia Saudita recebeu seu último F-15SA, de uma encomenda para 84 caças encomendados em meados de 2010, avaliados em US$ 29 bilhões.

O novo caça é uma evolução do F-15S, já utilizado pela Real Força Aérea Saudita (RSAF), incluindo uma nova suíte de guerra eletrônica digital, radar AESA, controle de voo fly-by-wire aperfeiçoado, sistema infravermelho de busca e rastreamento (IRST), sistema de visão montado no capacete, entre outros.

O contrato firmado com a Boeing ainda incluiu a conversão de 70 caças F-15S para o novo padrão, através de kits de modernização. Além disso, o acordo ainda inclui novo simulador, treinamento, peças sobressalentes e documentação técnica.

Além disso, será atualizada a infraestrutura terrestre, com a melhoria das instalações em bases aéreas. O contrato também prevê a venda de novos armamentos, incluindo 500 misseis AIM-120C/7, vinte e cinco AIM-120 CATM, 1.300 unidades das bombas CBU-105 inertes, mil bombas MK-82, duas mil MK-84,, entre outros.

O acordo formalizado entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita tem como objetivos principais ampliar a capacidade de resposta dos sauditas frente seus potenciais inimigos e atende a política externa norte-americana na região. “A venda amplia a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos fortalecendo nosso relacionamento contínuo e estrategicamente importante com o Reino da Arábia Saudita (KSA)”, afirmou em nota a Agencia para Cooperação de Segurança e Defesa, dos Estados Unidos.

“Essas versões avançadas desta plataforma testada em batalha fornecem uma forte capacidade de dissuasão para potenciais agressores e fortalecem nosso longo e importante relacionamento com o Reino da Arábia Saudita”, completou o coronel Ronald E. Dunlap III, gerente do programa F-15SA Security Assistance.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/12/2020, às 15h00 - Atualizado às 16h51


Mais Notícias