Liberado o cafezinho

Após problemas com derramamento de líquidos, painel do A350 é alterado

Airbus aplicou uma revisão no projeto do console central do avião, evitando problemas que levou ao desligamento dos motores


Derramamento de café causou falha elétrica que levou ao desligamento dos motores do A350 em pleno voo

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Conforme relatamos em fevereiro deste ano, dois incidentes com o Airbus A350 chamaram a atenção de autoridades em todo o mundo após relatos do desligamento inadvertido dos motores da aeronave após o derramamento de líquidos no painel e pedestal central.

O caso considerado grave levou as autoridades solicitarem uma correção emergencial para o problema. Inicialmente se cogitou banir líquidos no cockpit, ou exigir copos com tampa. Além disso, para solucionar o problema paliativamente, a Airbus e a Easa, a agência de segurança de aviação da Europa, emitiram diretivas de aeronavegabilidade com procedimentos especiais em caso de derramamento de líquidos no pedestal, bem como alterações nos manuais de voo e demarcações de áreas proibidas de líquidos no cockpit.

A solução definitiva da Airbus obrigou o redesenhou o painel de controle integrado, tornando-o resistente a líquidos, evitando assim o risco de comprometimento dos circuitos elétricos e eletrônicos de controle dos motores em caso de derramamento de líquido no painel.

Além disso, um novo encaixe do porta-copos foi feito, atendo as queixas por parte dos pilotos pela incompatibilidade com a maioria dos recipientes, inclusive copos, o que aumentava o risco de um incidente com derramamento de líquidos.

Com o novo painel reformulado, a Easa divulgou uma diretiva e um boletim de modificação da estrutura de controle no cockpit e manual para os operadores da família Airbus A350, informando a adaptação do novo painel e procedimentos para o caso de líquidos serem derramados no console. O prazo para aplicação da diretiva é de oito meses, incluindo a instalação do novo painel e implementação dos novos procedimentos nos manuais de voo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides

Publicado em 8 de Setembro de 2020 às 14:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião Airbus A350 A350-900 Trent 1000 Trent XWB EASA café