AERO Magazine
Busca

Possui 'patas' de Kevlar e parece um bumerangue

Após acidente, Facebook realiza segundo voo com seu drone sem trem de pouso

Com ajustes, 'Aquila' realizou operação de quase duas horas. Aeronave será usada para garantir acesso à internet em áreas remotas


A Facebook realizou o segundo voo com seu drone batizado “Aquila”, com o qual pretende oferecer conectividade à internet em áreas remotas do mundo. O voo de 1 hora e 46 minutos terminou em um pouso perfeito em local especialmente preparado no campo de provas de Yuma, no Arizona.

As lições aprendidas do primeiro voo do “Aquila”, que se acidentou no pouso, foram incorporados à segunda experiência: “spoliers” nas asas, centenas de novos sensores, novo software para o piloto automático, novos equipamentos para o subsistema de rádio comunicação, melhor acabamento externo e novo sistema para frenagem da hélice. 

A estrutura da aeronave recebeu uma instrumentação volumosa com centenas de sensores para a coleta de dados sobre o comportamento da estrutura do drone em voo, em tempo real. Ela incluiu centenas de extensômetros e unidades de medida tridimensional. Estas ferramentas servirão para o refinamento do modelo estrutural que deve responder de forma flexível às manobras e rajadas de vento.

O “Aquila” pousou em uma área circular de cascalho com 150 m de diâmetro. O drone não dispõe de um trem de pouso que foi substituído por "patas" de Kevlar coladas à parte inferior do casulo dos motores.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 03/07/2017, às 09h45 - Atualizado às 09h56


Mais Notícias