Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência expedido pela Anac exige inspeção do trem de pouso devido a risco de colapso em operações
A Anac divulgou hoje (22) uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência (DAE) para os aviões Embraer EMB-545 e EMB-550. De acordo com o comunicado, a medida foi tomada devido ao risco de colapso dos trens de pouso, tanto os principais quanto de nariz, após relatos de corrosão e danos em alguns componentes.
A DAE, de número 2024-10-02, foi emitida após a identificação de falhas nas molas de travamento dos trens de pouso, que mantêm a estrutura estendida durante as operações de decolagem e pouso. Essas falhas podem comprometer o funcionamento do trem de pouso e levar ao colapso da estrutura.
A diretriz determina que, nos próximos dez ciclos de voo ou dez dias (o que ocorrer primeiro), sejam realizadas inspeções e substituições das molas afetadas no trem de pouso de nariz (Nose Landing Gear) e no trem de pouso principal (Main Landing Gear). O objetivo é evitar falhas durante as operações.
Além disso, a instalação das molas com problemas identificados está proibida. A medida objetiva garantir a segurança das operações das aeronaves envolvidas, até que todas as peças sejam devidamente inspecionadas e substituídas.
Por Micael Rocha
Publicado em 22/10/2024, às 21h07
+lidas