AERO Magazine
Busca

Serviço premium de transporte já funciona em São Paulo

Airbus e Audi ampliam parceira na oferta de serviços de mobilidade urbana no ar e na terra

Empresas oferecem sistema integrado de transporte urbano utilizando carros e helicópteros


Começando neste verão, a Airbus, por meis de sua plataforma de fretamento de helicópteros por demanda, a Voom, será parceira da Audi para oferecer um serviço de transporte completo. O projeto teve início nas cidades de São Paulo e na Cidade do México.

Pela parceria, o passageiro terá transporte premium, utilizando em terra os carros Audi e, por ar, os helicópteros do sistema Voom da Airbus, oferecendo um transporte integrado.

“Esta importante parceria com a Audi é a resposta aos desafios atuais e futuros para a mobilidade urbana. Como primeiro marco na cooperação que estamos desenvolvendo vamos oferecer soluções de transporte multimodal para as mais congestionadas cidades do mundo”, declarou Tom Enders, CEO da Airbus. “Se somarmos o céu como uma terceira dimensão à rede urbana de transportes teremos uma revolução em nosso modo de vida”.

A Airbus já realizou experiências bem-sucedidas em São Paulo, o Voom, que visa aliviar o congestionamento de trânsito ao tornar o transporte por helicóptero mais acessível. Desde março de 2018, o serviço também está sendo oferecido na Cidade do México.

A Airbus e a Italdesign são parceiros no Pop Up, um projeto conceito modular totalmente elétrico e autônomo, incluindo uma cápsula conectada tanto a um modulo terrestre ou aéreo. O programa não tem data para ser oficialmente lançado ou mesmo certificado.

A Airbus ainda trabalha em projetos para veículos totalmente novos, como o CityAirbus, que deverá voar antes do final de 2018, e oferece um demonstrador de tecnologia para um veículo elétrico de decolagem e pouso verticais (VTOL) para até quatro passageiros. O Vahana pretende criar as mesmas condições de transporte para passageiros individuais ou carga. Ele completou seu primeiro voo em escala natural em janeiro de 2018. Em parceria com a Universidade de Singapura, está sendo criado o programa Skyways para testar o transporte de encomendas utilizando drones autônomos.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 26/04/2018, às 16h00 - Atualizado em 27/04/2018, às 08h44


Mais Notícias