AERO Magazine
Busca

Quebra de recorde

Airbus A400M realizou o seu voo de maior duração

A440M britânico voou por 22 horas entre o Reino Unido e Guam


O 400M está em uma categoria próxima ao C-17 Globemaster III - RAF
O 400M está em uma categoria próxima ao C-17 Globemaster III - RAF

Um Airbus A400M Atlas, da Real Força Aérea (RAF, na sigla em inglês), realizou o voo de maior duração de sua história.

Na última segunda-feira (3), o avião cargueiro decolou da base inglesa de Brize Norton com destino a ilha de Guam, no Pacífico. O voo durou 22 horas e não teve escalas, sendo o A400M reabastecido sobre regiões do Oceano Atlântico, do Alasca e do Oceano Pacífico.

O procedimento foi feitos por três aviões tanque Voyager, versão inglesa dos Airbus A330 modificados para operações militares, os chamados A330 MRTT.

A ida do avião para a base aérea de Guam tem como propósito a participação no exercício Mobility Guardian, que conta com a participação de aeronaves dos Estados Unidos, da Austrália, do Canadá, da França, do Japão e da Nova Zelândia.

"O voo sem escalas do A400M Atlas da RAF de Brize Norton para Guam é um grande exemplo de nossa capacidade de projetar poder aéreo, permitindo-nos levar aeronaves, tripulações e equipamentos vitais para o outro lado do mundo em tempo hábil e para para poder operar imediatamente", disse o comandante Lyle, de mobilidade aérea da RAF.

Durante o treinamento militar, também estão planejadas algumas surtidas dos aviões até o território do Japão.

Na última década o Pacífico tem se tornado um dos palcos mais atuantes das tensões geopolíticas do Século 21. A ampliação da capacidade nuclear norte coreana, somado a projeção militar da China, que incluiu ameaças de retomada de Taiwan, tornaram o Pacífico instável em diversos pontos da diplomacia.

Por André Magalhães
Publicado em 06/07/2023, às 11h20


Mais Notícias