Um Airbus A330-200 da Iberia recebeu equipamentos para medir a qualidade do ar, em meio às mudanças climáticas
A Iberia vai participar de um projeto que visa obter dados essenciais sobre as alterações climáticas e a qualidade do ar no Atlântico Sul.
O projeto Iagos (Aeronaves em Serviço para Sistema de Observação Global, em inglês) visa compreender a composição da atmosfera para o posterior desenvolvimento de modelos climáticos e meteorológicos mais precisos, por meio dos dados coletados.
A companhia aérea espanhola instalou equipamentos de medição em um de seus Airbus A330-200 (EC-MSY) que operam voos para destinos na América Latina que permitirão analisar a composição química (H2O, O3, CO, CO2) e as partículas do ar (aerossóis e nuvens), além de avaliar a qualidade e composição da atmosfera em grandes altitudes e no meio do Oceano Atlântico.
Foi também instalado um pacote adicional na aeronave que inclui a medição do óxido de azoto (NOx), um dos gases com efeito de estufa com maior impacto, permitindo fazer observações de longo prazo e, ao mesmo tempo, fornecer informações aos serviços meteorológicos quase em tempo real.
Estas medições servirão para fazer uma previsão mais precisa de quais serão as condições meteorológicas no futuro e quais as políticas a adoptar contra as alterações climáticas.
O avião transportará este dispositivo por tempo indeterminado.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/11/2023, às 18h29
+lidas