Segundo um relatório apresentado na Agrishow 2025, número de drones agrícolas em operação aumentou 90% desde 2020
A DJI, fabricante de drones, divulgou na última quarta-feira (30), durante a Agrishow 2025, um relatório que aponta a consolidação da indústria global de drones agrícolas. Segundo o documento, cerca de 400 mil equipamentos da marca estavam em operação no mundo ao final de 2024, um aumento de 90% em relação a 2020.
A expansão do uso dos equipamentos gerou ganhos ambientais expressivos, como a economia de 222 milhões de toneladas de água e a redução de 30,9 toneladas nas emissões de carbono.
O crescimento do setor é atribuído à adoção de políticas regulatórias mais claras por autoridades de aviação em diversos países. Na Argentina, houve flexibilização no uso de drones em áreas agrícolas; na Espanha, o processo de aprovação foi simplificado. No Brasil, a padronização da formação de pilotos facilitou a legalização do uso de drones pulverizadores.
“O crescimento do setor é resultado direto de políticas baseadas em pesquisa e da capacitação de operadores”, afirmou Yuan Zhang, diretor global de vendas da DJI Agriculture. “Com essas bases, a entrada de novos perfis no setor, como jovens e mulheres, se intensificou nos últimos anos.”
O relatório também apresenta estudos de caso demonstrando a aplicação dos drones em diferentes tipos de cultura, reforçando o avanço da tecnologia como aliada da eficiência produtiva e da sustentabilidade no agronegócio.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/05/2025, às 09h55