AERO Magazine
Busca

Novo capítulo

Agora é oficial: Azul planeja fusão com a Gol

Negociação abrange combinação de negócios entre companhias brasileiras, mantendo suas marcas e operações separadas


Divulgação
Divulgação

Azul e a Abra, investidora majoritária da Gol e da Avianca, anunciaram nesta quarta-feira (15), um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculante com a intenção de combinar seus negócios no Brasil.

O MoU, que inclui acordos de governança e estrutura de capital, formaliza a intenção da Azul e da Abra de avançar com os próximos passos em uma combinação de seus negócios e marca o início do processo de aprovações regulatórias.

Segundo o acordo, haverá a combinação dos serviços ofertados entre a Azul e da Gol, que complementará os serviços já ofertados entre as companhias.

Com os serviços somados, a Azul e a Gol contam com aproximadamente 90% de rotas complementares e não sobrepostas. Embora o MoU preveja a unificação da estratégia, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais, mantendo suas marcas e operações separadas.

"Essa combinação de forças proporcionaria a oportunidade de fortalecer o setor, aumentando o número de voos oferecidos, alcançando mais de 200 cidades atendidas no Brasil e a capacidade de competir em um setor altamente globalizado", afirma o CEO da Azul, John Rodgerson.

As partes concordaram com um princípio comercial segundo o qual qualquer combinação resultará em um nível de alavancagem líquida da entidade combinada que será, no mínimo, comparável ao nível de alavancagem líquida da Gol no momento da Operação e após a consumação de seu plano de reorganização.

O fechamento do acordo está sujeito à concordância entre a Abra e a Azul quanto aos termos econômicos do MoU, que necessitará de aprovações corporativas e regulatórias (inclusive da autoridade antitruste brasileira), ao cumprimento das condições habituais de fechamento, à consumação do plano de reorganização da Gol no âmbito do Chapter 11 e ao recebimento, pela Abra.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 15/01/2025, às 19h54


Mais Notícias