Menos um na concorrência

Agora é a Northop Grumman que desiste da concorrência T-X da USAF

Foi uma decisão conjunta com sua parceira, a BAE Systems


Northrop Grumman e sua parceira BAE Systems decidiram abrir mão da concorrência para o pojeto T-X da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), para a substituição do treinador Northrop T-38 Talon.

A BAE Systems fabrica o jato militar Hawk que serviria de base para o projeto T-X. Enquanto isso, a Lockheed Martin e a Boeing continuam firmemente engajados com o projeto e ambas já contam com demonstradores em condições de voo.

A Lockheed se juntou à Korean Aerospace Industrie (KAI) para adaptar o treinador KAI T-50, cujo primeiro voo foi realizado em junho de 2016. Por seu lado, a Boeing estabeleceu uma parceria com a Saab sueca para um projeto T-X totalmente novo que voou em dezembro de 2016.

Embora a Sierra Nevada seja outra que parece ter desistido de participar da milionária concorrência, ela parece continuar participando, agora com a Turkish Aerospace Industries, com um protótipo em fase de construção.

Ernesto Klotzel

Publicado em 6 de Fevereiro de 2017 às 16:06


Notícias T-X USAF Northrop Grumman BAE Systems Lockheed Martin Korean Aerospace Industrie Boeing Saab Sierra Nevada Turkish Aerospasce