Aeroporto de Penápolis, no interior de São Paulo, conclui recapeamento da pista e taxiway com investimento de R$ 1 milhão

O aeroporto de Penápolis, no interior de São Paulo, finalizou o processo de manutenção da pista, em um invstimento de aproximadamente de R$ 1 milhão na requalificação do pavimento.
A pista com 1.500 metros de extensão, assim como as taxiway, foi reformada usando o processo recapeamento utilizou Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em camada de 20 mm, tecnologia que aumenta a durabilidade do pavimento e sua resistência ao tráfego aéreo, de garantindo maior segurança operacional e confiabilidade nas operações.
A intervenção incluiu ainda a implantação de áreas em declive para escoamento de água, medida fundamental para a preservação da estrutura e para a mitigação de riscos relacionados a infiltrações.
Após o recapeamento, a sinalização horizontal da pista, taxiways e pátio foi totalmente renovada. A medida proporciona maior clareza na orientação de pilotos e equipes de solo, reforçando a segurança e a precisão nas operações do aeródromo.
Segundo João Neves, coordenador da ASP – Aeroportos Paulistas, as melhorias representam um avanço consistente no processo de modernização. “Com a requalificação da pista e das taxiways, somada à nova sinalização, avançamos de forma significativa para a segurança das operações e a qualificação do aeroporto”, disse.
Além da requalificação do pavimento e da sinalização, a ASP executou outras intervenções no aeroporto. Entre elas estão a pintura do terminal de passageiros, a modernização do sistema de climatização, a substituição da biruta, a reforma completa do alambrado patrimonial e a limpeza geral da pista, taxiways e pátio.
Também foi elaborado o plano básico de zona de proteção do aeródromo, documento essencial para garantir conformidade regulatória e segurança operacional.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/10/2025, às 09h22
+lidas