AERO Magazine
Busca

Transporte aéreo

Aeroporto de Porto Alegre registra recorde na movimentação de cargas

Terminal cargueiro processou mais de 1,1 mil toneladas em mercadorias


Em março de 2021 Porto Alegre registrou sua segunda melhor marca histórica na movimentação cargueira

Em março de 2021, o terminal de cargas internacional (TECA) do aeroporto internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, registrou expressivo aumento no volume de movimentação de cargas.

O TECA processou mais de 1,1 mil toneladas em mercadorias, transportadas nos modais aéreo e rodoviário, volume recorde desde novembro de 2019, meses antes da crise sanitária.  No mesmo período, a importação conquistou a sua segunda melhor marca histórica, com 609 toneladas. Já as importações atingiram a maior marca desde que a Fraport Brasil assumiu o aeroporto de Porto Alegre, com 2.984 processos.

O incremento do valor movimentado CIF (custo, seguro e frete) das mercadorias foi de 94% em relação ao mesmo período de 2020, considerado recorde histórico. Ao longo do ano passado o valor atingiu a marca de mais de R$ 1,7 bilhão, e para 2021 a concessionária projeta R$ 2,6 bilhões em mercadorias importadas.

Segundo a Fraport, entre os segmentos que mais utilizam a estrutura do aeroporto estão o automotivo, o de ferramentas e o médico hospitalar, enquanto as indústrias de couro e de máquinas e equipamentos lideraram a exportação.

Atualmente o aeroporto processa o desembaraço das mercadorias com 78% das cargas liberadas até o segundo período de armazenagem, ou seja, até cinco dias úteis. Com a construção de um novo TECA a Fraport espera ampliar o potencial econômico e do modal aéreo para a logística do Rio Grande do Sul. A inauguração é prevista para o segundo semestre deste ano, com um complexo logístico quase três vezes maior que o atual, em uma área de 10.559 m².

Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/05/2021, às 15h00 - Atualizado às 17h03


Mais Notícias