Internacional de São Paulo superou movimento de passageiros do aeroporto de Bogotá, na Colômbia
O aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, superou El Dorado, em Bogotá, como o mais movimentado da América do Sul em 2023, à medida que as viagens aéreas retornam aos níveis pré-crise sanitária.
Principal porta de entrada do país, o aeroporto internacional de São Paulo foi responsável pelo transporte de 41.307.915 passageiros, enquanto cerca de 40 milhões de embarques e desembarques foram realizados em Bogotá.
A marca alcançada no ano passado representa a terceira melhor registrada na história de Guarulhos, superada apenas pelos anos de 2018 e 2019. Centro de conexões (hub) da Latam e Gol, e importante base da Azul, o terminal possui voos para 109 destinos, em 35 países.
El Dorado havia movimentado 35,5 milhões um ano antes, superando em 1,1 milhão o número de viajantes no terminal paulista, quando 34,4 milhões passaram pelo terminal aéreo que atende a capital paulista
A volta de Guarulhos ao topo da lista ocorre quando o aeroporto atinge 96% dos patamares de 2019, ou seja, ainda há potencial de crescimento. Já a capital colombiana havia ultrapassado no ano o volume pré-crise sanitária, atingindo 101% das operações.
Considerando aeroportos da América Latina, o aeroporto adiministrado pela GRU Airport é superado apenas pelo Benito Juárez (AICM), na Cidade do México. Um corte das autorizações de pousos e decolagens (slots), pode resultar na diminuição de passageiros no AICM.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 22/01/2024, às 08h00
+lidas