AERO Magazine
Busca

Portão cargueiro

Aeroporto de Guarulhos busca investidores para terminal cargueiro

Ampliação do complexo prevê nova área com 65 mil metros quadrados


Terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos é o maior do Brasil

O aeroporto internacional de Guarulhos, o principal do país, busca investidores para a construção e comercialização de galpões no Terminal de Cargas (Teca).

Segundo a GRU Airport, concessionária do aeroporto, as empresas poderão ocupar uma área de 65 mil m², dividida em quatro partes, com oportunidades de negócio para armazéns de carga dentro da zona primária do aeroporto e com acesso direto ao pátio de aeronaves.

O atual Terminal de Cargas é o maior complexo aeroportuário do Brasil sendo coberto por uma área de 99 mil m². Ao longo do ano passado, o aeroporto movimentou 208.000 toneladas entre importação e exportação. O crescimento de 29% no número de cargueiros foi essencial para esta marca.

Entre os itens mais transportados no período estavam fármacos, partes e peças automotivas, têxtil, alimentos, maquinários, peças aeronáuticas e devido a sua malha aérea e conectividade. Com a crescimento do comércio eletrônico o aeroporto vem ampliando a participação no segmento.

Conforme esperado, o terminal se destacou como o principal ponto de entrada cargas farmacêuticas no Brasil, especialmente aquelas dedicadas ao combate da pandemia de covid-19.

De acordo com a GRU Airport houve um aumento de 6 pontos percentuais no Market share do segmento que partiu de 50% em 2019 para 56% no período de janeiro a novembro de 2020.

O Complexo logístico, que já possui a certificação CEIV Pharma (Center of Excellence for Independent Validators) da IATA, está atuando para obter, em 2021, as certificações OEA (Operador Econômico Autorizado) da Receita Federal e CBPDA (Certificado de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem) da ANVISA, que confirmarão os altos índices de segurança e boas práticas no manuseio de produtos farmacêuticos no terminal.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/02/2021, às 16h30 - Atualizado às 17h02


Mais Notícias