Sistema automatizado permite aferir com segurança a temperatura dos passageiros que desembarcam no terminal
Sistema térmico permite ampliar a segurança dos passageiros no aeroporto de Brasília
O aeroporto de Brasília instalou uma nova solução para aferir automaticamente a temperatura dos passageiros durante o desembarque na capital federal.
O sistema automatizado da Johnson Controls utiliza uma câmera térmica de alta precisão que além de detectar a utilização de máscaras, permite processar as informações de trinta passageiros ao mesmo tempo, possibilitando conferir em tempo real o aferimento da temperatura, que é exibida aos viajantes em uma tela presente no local.
Caso um passageiro seja identificado com temperatura acima do máximo normal (37 °C), a sala de Controle Operacional do aeroporto é acionada através de um alarme especial para submeter a pessoa em uma nova checagem, feita com um termômetro clínico. Caso a temperatura elevada seja confirmada, será recomendado o seu deslocamento ao posto médico para avaliar a necessidade de encaminhamento para um hospital de referência para a realização de exames.
Com o novo dispositivo, o aeroporto de Brasília se torna o primeiro do Brasil a instalar esta câmera e a oferecer esse tipo de serviço no país. A concessionária tem ampliado sua capacidade de resposta aos casos de covid-19, especialmente com a reabertura de voos internacionais e a maior capilaridade, com voos para todas as capitais brasileiras.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 01/03/2021, às 18h00 - Atualizado às 18h56
+lidas