AERO Magazine
Busca

Luta contra a covid

Aeroporto de Brasília adota câmera térmica inteligente

Sistema automatizado permite aferir com segurança a temperatura dos passageiros que desembarcam no terminal


Sistema térmico permite ampliar a segurança dos passageiros no aeroporto de Brasília

O aeroporto de Brasília instalou uma nova solução para aferir automaticamente a temperatura dos passageiros durante o desembarque na capital federal.

O sistema automatizado da Johnson Controls utiliza uma câmera térmica de alta precisão que além de detectar a utilização de máscaras, permite processar as informações de trinta passageiros ao mesmo tempo, possibilitando conferir em tempo real o aferimento da temperatura, que é exibida aos viajantes em uma tela presente no local.

Caso um passageiro seja identificado com temperatura acima do máximo normal (37 °C), a sala de Controle Operacional do aeroporto é acionada através de um alarme especial para submeter a pessoa em uma nova checagem, feita com um termômetro clínico. Caso a temperatura elevada seja confirmada, será recomendado o seu deslocamento ao posto médico para avaliar a necessidade de encaminhamento para um hospital de referência para a realização de exames.

Com o novo dispositivo, o aeroporto de Brasília se torna o primeiro do Brasil a instalar esta câmera e a oferecer esse tipo de serviço no país. A concessionária tem ampliado sua capacidade de resposta aos casos de covid-19, especialmente com a reabertura de voos internacionais e a maior capilaridade, com voos para todas as capitais brasileiras.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 01/03/2021, às 18h00 - Atualizado às 18h56


Mais Notícias