Aeroporto de Belém recebeu 946 mil passageiros no 1º trimestre de 2025, 11 mil a mais que em 2024
O Aeroporto Internacional de Belém registrou aumento no número de passageiros durante o primeiro trimestre de 2025. Segundo a NOA, concessionária responsável pela operação do terminal, cerca de 946 mil pessoas transitaram pelo aeroporto entre embarques, desembarques e conexões em voos nacionais e internacionais — 11 mil a mais que no mesmo período de 2024.
Também houve crescimento nas operações aéreas. Entre janeiro e março, foram realizadas quase 8 mil movimentações de pouso e decolagem, alta de 1% em relação ao ano anterior.
O crescimento também foi observado no total de pousos e decolagens. Entre janeiro e março deste ano, o aeroporto Val-de-Cans somou quase 8 mil operações, o que corresponde a um crescimento de 1% em relação ao mesmo trimestre de 2024, quando foram registradas 7.934 movimentações.
Com os números positivos registrados no início do ano, o aeroporto de Belém passa por uma fase de modernização que envolve investimentos de aproximadamente R$ 450 milhões. A iniciativa, liderada pela NOA, visa preparar a infraestrutura do terminal para atender à demanda futura e à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém.
A área de embarque será ampliada de 1.593 m² para 4.303 m². Também está prevista a construção de dois mezaninos no saguão principal, o que ampliará o primeiro pavimento para 3.380 m². As melhorias incluem a instalação de uma nova praça de alimentação e a modernização dos sistemas de climatização, iluminação e abastecimento elétrico, este último com fontes 100% renováveis.
A ampliação das áreas comerciais será de 45%, o que permitirá a atração de novas marcas e serviços. “Com mais espaços disponíveis, estamos trabalhando na atração de novas marcas para agregar valor à jornada dos passageiros. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente moderno, funcional e repleto de conveniências para quem utiliza o empreendimento”, afirmou Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA.
A área de estacionamento de aeronaves também será expandida com a construção de um novo pátio. As cabeceiras 20 e 24 receberão o sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), um equipamento visual que auxilia os pilotos durante a aproximação para o pouso.
Outras melhorias incluem a restauração do pavimento do pátio, taxiways e pista de pouso e decolagem (PPD), além da modernização do balizamento noturno, sinalização horizontal e do sistema ALS (Approach Light Systems) na cabeceira 06.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/04/2025, às 15h35
+lidas