AERO Magazine
Busca

Linha de tensão

Aeronave espiã dos EUA voa próximo a Rússia

RC-135W voou sobre a Finlândia, território fronteiriço com a Rússia, e foi acompanhado por milhares de pessoas


Aeronave dispõe de diversos sensores que possibilitam missões de inteligência e reconhecimento para coleta de dados - USAF
Aeronave dispõe de diversos sensores que possibilitam missões de inteligência e reconhecimento para coleta de dados - USAF

Uma aeronave de reconhecimento de RC-135W da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) fez um voo relativamente próximo ao território russo na quinta-feira (23).

O avião apareceu nos aplicativos sobre a Polônia e voou em direção a Finlândia, passando sobre a Lituânia, Letônia e Estônia e, após os voos sobre o território finlandês, fez a mesma rota no retorno.

A aeronave permaceceu com seu ADS-B ativo, o que mostra que a Usaf queria que todos observassem a rota realizada.

A principal razão é desconhecida, mas pode ser um recado a Rússia, que há pouco mais de um ano está em guerra com a Ucrânia e vive tensões com vários países, incluindo os EUA.

Ao longo do conflito, outras aeronaves da Otan realizaram vários voos próximo ao território ucraniano, o que pode ser visto por Moscou como uma ação provocativa. O ocidente fornece a Kiev diversos armamentos e o envio de caças voltou a ser pauta nas discussões.

Esta missão do RC-135W ocorre poucos dias após a interceptação de bombardeiro B-52 por um caça russo sobre o Mar Báltico, bem como a ação ostensiva de um Su-27 contra um drone MQ-9,na semana passada.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 23/03/2023, às 11h45 - Atualizado em 24/03/2023, às 00h45


Mais Notícias