AERO Magazine
Busca

O peso da idade

Acidente com Ju-52 leva autoridades suíças a paralisarem voos com o modelo

Rachaduras e corrosão nas longarinas foram consideradas criticas e potencialmente catastróficas


As autoridades de aviação da Suíça optaram por suspender temporariamente a autorização de voos com o clássico trimotor Junkers JU-52 nos Alpes. O veterano avião alemão era utilizado em voos panorâmicos, partindo de Dubendorf, mas um acidente fatal em 4 de agosto levou a paralização dos voos.

O Conselho de Investigação de Segurança da Suíça revelou que o avião tinha danos profundos às longarinas das asas, que não puderam ser detectados durante os serviços normais de manutenção e inspeção. Contudo, a investigação, ainda em curso, não conseguiu relacionar o acidente com o problema das longarinas.

Formatura com os três Ju-52 da Ju Air, com o avião acidentado no centro.

Após o acidente, a JU-Air, empresa responsável pelos voos, restabeleceu suas operações em 17 de agosto, utilizando dois os trimotores restantes de sua frota. Uma vez que não existiam indicações de falhas na ocasião, as autoridades aprovaram a retomada dos voos.

Agora as autoridades esperam analisar os dois aviões em serviço, com objetivo de constatar a integridade das longarinas das asas e outras partes estruturais. O temor é que eventuais falhas e rachaduras possam ocasionar um novo acidente fatal. Por ora, os voos estão suspensos até que uma comprovação inequívoca das condições estruturais seja obtida.

Caso existam falhas é possível que um boletim especial seja emitido, visando solucionar o problema com uma profunda manutenção criada especialmente para esse caso. O uso de aviões clássicos, muitos com mais de 70 anos de voo, é corriqueiro na Europa e Estados Unidos, mas as autoridades aeronáuticas têm buscado criar novas rotinas de manutenção para garantir a integridade das aeronaves. Os serviços de manutenção e reparos foram criados sem levar em conta o possível uso das aeronaves por mais de cinco décadas.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 26/11/2018, às 14h00 - Atualizado às 14h46


Mais Notícias