AERO Magazine
Busca

Sobrevoo na capital

7 de setembro contará com desfile aéreo em Brasília

Aeronaves das forças armadas farão um desfile aéreo sobre a Esplanada dos Ministérios em Brasília


Esquadrilha da Fumaça encerra o desfile do 7 de setembro em Brasília - FAB
Esquadrilha da Fumaça encerra o desfile do 7 de setembro em Brasília - FAB

O dia 7 de setembro em Brasília terá a tradicional parada militar, que envolve as forças armadas e órgãos de segurança pública. Este ano, a celebração dos 201 anos Independência do Brasil acontecerá às 9h, na Esplanada dos Ministérios e terá a presença de aeronaves militares.

Em solo, diversas tropas irão desfilar ao lado de diversos veículos motorizados, como os blindados da Marinha e do Exército.

Desfile Aéreo

A FAB será responsável pela maior parte do desfile aéreo, participando com os KC-130 Hercules, E-99, R-99, A-1M e o novo caça F-39E Gripen, assim como o cargueiro brasileiro multimissão KC-390 Millennium.

KC-390, F-39, F-5
Este será o primeiro desfile da independência com a participação dos F-39 Gripen - Aeromagazine / André Magalhães

A aviação naval terá a presença dos helicópteros UH-15 Super Cougar, SH-16 Seahawk, AH-11B Lynx e do veterano caça AF-1 Skyhawk. Já a parte aérea do Exército será composta pelos helicópteros HM-4 Jaguar, HA-1 Fennec e HM-1 Pantera.

UH-15
Os helicópteros e caça da Marinha são baseados no estado do Rio de Janeiro - Aeromagaizne/ André Magalhães

O após o término da solenidade, o público poderá assistir uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça. Os sete A-29 Super Tucano farão todo o set de manobras, com duração aproximada de 45 minutos.

Exposição

Uma atração inédita compõe a celebração da independência em 2023, com a Exposição Multimídia das Forças Armadas. Telões instalados no gramado central da esplanada passarão informações sobre as atividades e os principais programas do setor de defesa do Brasil.

Alguns equipamentos militares também estarão à mostra. A exposição acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro

Por André Magalhães
Publicado em 04/09/2023, às 14h06


Mais Notícias