Vestígios de explosivos estariam em drone soviético Tu-141 que caiu na Croácia

Estudos na Croácia para apurar existência de explosivos no drone sovietico estão em andamento

Por André Magalhães Publicado em 15/03/2022, às 09h20

Tu-141 foi bastante utilizado entre 1970 e 1980 pela extinta União Soviética - Via Internet

Foram encontrados vestígios de explosivos próximos ao provável drone da era soviética Tu-141 que caiu em território croata dias atrás. O Ministério da Defesa Croácia anunciou que os destroços do drone (UAV - veículo aéreo não tripulado) foram recolhidos para análise afim de confirmar questões que ainda estão em aberto, por exemplo, a procedência da aeronave pertencer as forças militares da Ucrânia ou da Rússia.

Segundo relatos locais, houve uma forte explosão no impacto do drone ao solo, mas não foram informados feridos. O Conselho de Segurança Nacional da Croácia disse que o UAV entrou no espaço aéreo croata a uma velocidade de 700 km/h e a uma altitude de 1.300 metros.

Agora pouco, o secretário da Otan, Jens Stoltenberg, disse em um pronunciamento que o drone que caiu na Croácia não era militar e não forneceu mais detalhes.

Ainda que seja incerto confirmar a procedência do UAV, é preciso ressaltar que Ucrânia ainda opera alguns Tu-141 que foram herdados da era soviética e após a invasão russa na Crimeia, em 2014, os ucranianos teriam atualizado o drone.

🇭🇷 Unidentified flying object crashing in the capital of Croatia. Object that fell looks like a part of an aircraft engine. Crater is 3m wide and 1m deep.#Zagreb #Croatia pic.twitter.com/ArxsNVKmEo

— Based 🇫🇮 (@Based_FIN) March 11, 2022

O Tu-141 ficou na ativa na época da extinta União Soviética, entre os anos de 1970 e 1980. O drone é lançado por um caminhão e logo após passa a voar controlado remotamente e com elevado desempenho. A aeronave foi criada para obter importantes dados de forças inimigas, retornando depois a solo por meio de paraquedas, onde é recolhido pela equipe de operadores.

Até o momento as autoridades da Ucrânia e da Rússia não se pronunciaram sobre a queda de um UAV em território croata.

* Texto atualizado dia 15 de março de 2022, às 12h26

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Ucrânia Drone conflito Tu-141 Soviético

Leia também

Estudantes criam drone que socorre vítimas de picadas de animais
Drone atrapalha pouso de avião no Canadá