Uso da Inteligência Artificial na aviação foi debatida pela Gol

No Rio Innovation Week, a Gol mostrou como a Inteligência Artificial pode otimizar processos e melhorar a experiência do cliente

Por Micael Rocha Publicado em 20/08/2024, às 07h56

Gol fará uso da Inteligência Artificial no setor de aviação e logística para criar novas oportunidades com a tecnologia - Will Recarey

Na última semana, a  Gol Linhas Aéreas marcou presença no Rio Innovation Week, realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, discutindo o uso da Inteligência Artificial (IA) no setor de aviação e logística.

Entre as iniciativas apresentadas, está a ampliação do uso do chatbot GAL para atendimento direto aos clientes nos próximos meses. A novidade permitirá que passageiros esclareçam dúvidas de forma mais acessível. No evento, a companhia também informou estar focada na mitigação de riscos associados ao uso da IA, com ênfase na proteção de dados e na segurança cibernética, em colaboração com a Microsoft.

A empresa explicou que a IA é aplicada internamente para otimizar processos e aprimorar a tomada de decisões. O chatbot GAL, integrado ao Microsoft Teams, foi desenvolvido para facilitar o acesso dos colaboradores a informações institucionais.

Além disso, o painel do evento abordou a utilização da IA na GolLog, unidade de logística da companhia. Segundo Karen Vilefort, gerente de desenvolvimento de Franquias, Produtos e Digital da GolLog, a IA generativa está sendo implementada para melhorar o atendimento ao cliente e a eficiência logística.

A executiva acrescentou dizendo que estão em andamento provas de conceito para evoluir o chatbot GIL, parceiro do GAL, para um modelo baseado em inteligência artificial generativa.

aviação Inteligência Artificial Logística Gol Linhas Aéreas Gollog IA na aviação proteção de dados atendimento ao cliente segurança cibernética chatbot GAL Rio Innovation Week

Leia também

Gol lançou iniciativa para compensação de combustível sustentável de aviação
Azul lançou ferramenta de inteligência artificial