Esquadrão Joker, destinado ao treinamento de pilotos de caça, ampliou suas capacidade com o turbo-hélice brasileiro
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 07/12/2020, às 09h00 - Atualizado às 12h23
O Esquadrão Joker (2°/5° GAv) atingiu a marca de 90.000 horas de voo com os A-29 Super Tucano. A operação com o monoturbo-hélice de ataque brasileiro ampliou a capacidade de treinamento de aviadores realizado pela unidade aérea, sendo uma etapa fundamental na formação dos pilotos de caça.
A chegada dos primeiros Super Tucanos ao Esquadrão Joker ocorreu em outubro de 2004, formando ao longo dos últimos dezesseis anos aproximadamente 400 pilotos da FAB, da Marinha do Brasil e de nações amigas.
Os aviões brasileiros substituíram os veteranos jatos de treinamento avançado AT-26 Xavante, que na ocasião estavam em serviço há 40 anos e representou uma mudança significativa no processo de instrução e doutrina da Aviação de Caça Brasileira.
De acordo com a Força Aérea, os Super Tucanos permitiram elevar o nível da formação dos pilotos de caça, inserindo uma série de inovações importantes, como o acesso a modernos sistemas de navegação, de emprego de armamento, entre outros.
“No contexto da instrução aérea, o A-29 representou um salto na excelência da formação operacional dos pilotos de Caça, em virtude de seus avançados sistemas de navegação e emprego de armamento. Com a possibilidade de rever todo o voo em estações de debrifim e realizar análise apurada de dados, o estagiário pode perceber mais rapidamente suas dificuldades e aprimorar para o voo seguinte, incrementando sua curva de aprendizagem”, explicou José de Almeida Pimentel Neto, tenente-coronel aviador e comandante do esquadrão.
Até então, o Xavante era limitado as tecnologias existentes quando foram adquiridos em meados dos anos 1970. A modernização do treinamento abriu caminho para a FAB se preparar para o uso dos então A-1M, F-5EM e agora para os F-39E Gripen.
Na sexta-feira (4) dois Super Tucanos decolaram para o voo de treinamento de rotina, ostentando um adesivo comemorativo da marca de 90 mil horas voadas no A-29 Super Tucano.