Aeronave final vai iniciara campanha de testes e de montagem final do interior
Por Gabriel Benevides Publicado em 17/03/2021, às 18h00 - Atualizado às 18h07
Último A380 será entregue para a Emirates Airline, que mantém os planos para o super jumbo no longo prazo
O último Airbus A380 (MSN 272) produzido realizou hoje (17) seu voo inaugural, decolando das instalações da Airbus no aeroporto de Toulouse-Blagnac, na França, para a realização dos testes iniciais de voo.
O avião será destinado a Emirates Airline, a principal cliente do A380, com mais de 110 aviões na frota e grande defensora do super jumbo. A companhia foi a única a superar os vinte pedidos firmes, se tornando de longe o maior operador global do gigante da Airbus.
A decolagem do último avião produzido ocorreu por volta das 12h54 (horário local) e marcou os últimos passos da Airbus para encerrar em definitivo o programa do famoso quadrijato de dois andares. Os últimos cinco aviões, sendo que quatro já estão em testes, serão entregues até o final do ano.
The last #A380 said goodbye to his hometown by making a superb wing wave above its factory. ❤️ pic.twitter.com/omT3Nj6xG3
— Aviation Toulouse (@Frenchpainter) March 17, 2021
O fim da produção do A380 ocorre de maneira precoce, visto o plano de manter o avião em linha por ao menos trinta anos, como ocorre com a maioria dos projetos comerciais modernos. Porém, o fim da linha para o modelo não é uma surpresa, sendo previsto por especialistas em decorrência da mudança do mercado global nas últimas duas décadas.
Antes da pandemia já havia dúvidas sobre a viabilidade de manter uma aeronave de alto custo operacional na ativa em um momento que os passageiros buscavam voos ponto a ponto, ao invés de conexões em grandes aeroportos. A crise gerada pelo coronavírus acabou selando o destino do modelo, que teve sua aposentadoria antecipada em diversas empresas aéreas.
Seu maior rival, o Boeing 747-400 também saiu de cena antes do esperado. Para o caso do Jumbo, a expectativa era que as versões de passageiro da série -400 estivessem em serviço ao menos até 2025 na maior parte dos operadores atuais. Já o 747-8I, a versão mais recente, deverá se tornar o maior avião da frota da Lufthansa, que é a maior operadora do avião, com apenas dezenove unidades em serviço. Ainda assim, o veterano Jumbo da Boeing retoma o posto de grande majestade na empresa alemã, após perder a coroa para o A380 por um curto período.
Com o cenário desfavorável há vários anos, mesmo da pandemia, companhias aéreas como a Air France, Qatar Airways, Qantas e Lufthansa já discutiam a permanência do A380 em suas respectivas frotas, principalmente sobre até que ponto se tornaria viável manter o quadrimotor em operação em favor da rentabilidade e mudança do perfil de viagens internacionais.
Restou para a Emirates, detentora da maior frota global do A380, a árdua missão de selar o fim da continuidade da linha de produção. O anúncio final ocorreu em 2019, quando a empresa árabe anunciou alterações de pedidos reduzindo as encomendas e antecipando em vários anos o fim da produção da aeronave.
Com as incertezas para o cenário pós-pandemia, não se sabe ainda quais operadoras além da Emirates vão manter o A380 nos céus, a British Airways espera retomar os voos com o modelo após o fim da pandemia. As demais operadoras, como Singapore e Qantas ainda não definiram o futuro do gigante em suas frotas.