Um dos raros MiG-29 ucraniano ainda em serviço pode ter sido abatido por fogo amigo na região do Donbass
Por André Magalhães Publicado em 09/01/2023, às 09h05
Na madrugada de hoje (9), um caça MiG-29 da força aérea da Ucrânia caiu na região de Donbass, possivelmente alvo de fogo amigo.
Ainda é desconhecido o motivo oficial da queda do caça, mas de acordo com a "República Popular de Donetsk", uma organização separatista pró-Rússia, o sistema de defesa aérea 9k33 Osza teria derrubado acidentalmente o caça.
#Ukraine: A Ukrainian MiG-29 fighter crashed near Kurakhove, #Donetsk Oblast.
— 🇺🇦 Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons) January 7, 2023
As claimed, the jet was shot down in a friendly fire incident. pic.twitter.com/qRWKtCo7LQ
Outra questão que chama a atenção é a pintura do MiG-29 abatido, que ostenta um padrão de cores diferente dos aviões das unidades de combate, com algumas informações dando conta que o caça pode pertencer ao time acrobático da força aérea, os Falções Ucranianos (Ukrayins’ki Sokoly, na transliteração)
O abate por fogo amigo não é um caso isolado nos conflitos na Ucrânia, onde um caça russo Su-34 Fullback foi destruído em julho do ano passado pela própria defesa aérea da Rússia. Por ora, o caso ucraniano não foi confirmado oficialmente pelas autoridades de Kiev ou mesmo pelos pares russos.
A força aérea da Ucrânia se mantém ativa em combate e enfrenta dificuldades desde o começo do conflito, em fevereiro de 2022. Poucos caças estão operacionais, a maioria dos modelos são os MiG-29, Su-27 e Su-25.
O governo continua pedindo aos países ocidentais o envio de aviões de combate para repor a frota, mas até o momento nenhum foi entregue ea questão continua um tanto confusa. Até onde se sabe, apenas peças de reposição foram enviadas para os MiG-29.