Ucrânia recebe mais unidades de drone turco eficaz no combate contra os russos

A entrega aconteceu na Polônia, pois além do conflito, a Ucrânia está com espaço aéreo fechado

Por André Magalhães Publicado em 04/03/2022, às 12h25

Drone TB2 pode desempenhar diversas missões, inclusive de ataque ar-solo - Baykar

A Ucrânia recebeu mais unidades do veículo aéreo não tripulado (UAV ou drone) turco Baykar Bayraktar TB2. A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, no último dia 2 de março.

Devido ao conflito na Ucrânia e o espaço aéreo do país estar fechado, os turcos entregaram os UAV na Polônia, que faz fronteira com o território ucraniano.

“A quantidade de ajuda que estamos recebendo está aumentando. A Ucrânia já recebeu e colocou em espera de combate novos Bayraktar”, anunciou Reznikov.

Antes do conflito com os russos, a Ucrânia operava seis unidades do drone militar turco, mas devido à alta demanda do combate se fez necessário a aquisição de mais unidades.

Segundo a Ucrânia, o TB2 tem tido alguns sucessos em ataques a comboios russos, alguns vídeos que circulam pela internet parecem mostrar as ações com êxito do drone (veja no vídeo abaixo).

Байрактари в роботі. Наші оператори ювелірно криють колони ворожих військ. Знищено російський БУК в районі Малина Житомирської області.
Бійтеся, вороги! Не буде вам спокою на нашій землі!https://t.co/P5fCPeWTB8 pic.twitter.com/dH2UEUbKST

— ВОЇНИ УКРАЇНИ🇺🇦 (@ArmedForcesUkr) February 27, 2022

A aeronave pode desempenhar diversas missões como: vigilância aérea, reconhecimento e ataques. De acordo com o site Janes, o UAV pode transportar uma carga de até 55kg (que podem ser sistemas, câmeras e armas).

O Bayraktar TB2 tem uma envergadura de 12 metros, um comprimento de 6,2 metros, um teto operacional de 30.000 pés e uma autonomia de 24 horas.

Contudo, os ucranianos também estão sofrendo baixas. Perdas de ambos os lados sejam de equipamentos e soldados, estão ocorrendo. Porém, cada lado divulga informações afirmando seu ponto de vista e negando as declarações do outro.

Em um vídeo compartilhado pelo Ministério da Defesa da Rússia é possível ver que um UAV russo Inokhodets que fez um ataque bem sucedido a uma estrutura militar ucraniana.

The destruction of the command and observation post of Aidar battalion by crew of unmanned aerial vehicle Inokhodets of the Russian Aerospace Forces in the territory of the Donetsk People's Republic. The target was hit by guided aerial munition. pic.twitter.com/0EYlHoNqpR

— Минобороны России (@mod_russia) March 4, 2022

Saiba Mais...

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está em seu nono dia, suscetíveis ataques pelos russos estão acontecendo principalmente contra infraestruturas militares.

Algumas regiões já estão sob controle da Rússia, por exemplo, a usina nuclear de Chernobyl. As tentativas são de invadir e ocupar as principais cidades da Ucrânia. A cidade de Kherson já foi tomada por tropas russas e Mariupol está cercada. Contudo, a capital Kiev e a grande cidade de Kharkiv ainda não foram ocupadas.

Entretanto, as forças da Ucrânia estão resistindo mas do que esperando e dificultando alguns avanços russos, principalmente na região norte.

Por causa da escalada do conflito a Otan decidiu pela primeira vez ativar sua força de defesa, isso significa que militares da aliança vão ficar em alerta máximo e a presença das forças soldados, veículos bélicos, caças e helicópteros em países próximos à Ucrânia já está acontecendo.

Vale ressaltar que as forças da aliança não vão entrar no país, pois Kiev não faz parte da organização militar.

Outra iniciativa é o fornecimento de armas ao governo ucraniano. A União Europeia e vários países do leste europeu já anunciaram o envio de armamentos para a Ucrânia.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Ucrânia Militar Drone Baykar Turco

Leia também

Futuro drone militar da Austrália está em fase final de montagem
Caça inglês Eurofighter Typhoon abate drone hostil na Síria