Ucrânia faz vaquinha internacional para comprar caças

Campanha apela para comunidade internacional doar novos aviões de combate a força aérea ucraniana

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/04/2022, às 16h35

Produção mostra parte dos caças da Ucrânia destruídos após ataque aéreo russo - Reprodução YouTube

Um vídeo supostamente produzido pelas autoridades da Ucrânia apela para uma vaquinha online para viabilizar a compra de caças para o país. Com título de Compre um caça (Buy me a fighter jet, no original), a produção bem elaborada apela para a comunidade internacional se unir e comprar novos aviões de combate para a força aérea ucraniana.

Ainda que tenha obtido considerável sucesso no uso de sistemas de defesa antiaéreos na destruição de aeronaves russas, a força aérea da Ucrânia está praticamente toda fora de combate. Os poucos aviões que iniciaram o conflito estão sem armamento, condições de voar ou mesmo foram abatidos ou destruídos no solo.

No vídeo um piloto apela, em inglês, para que a comunidade internacional “Compre um caça. Eu vou lutar com todo o meu coração para destruir os tanques, blindados e criminosos de guerra.

O site do projeto #buymeafighterjet estima em US$ 25 milhões o valor necessário para comprar cada caça, embora não especifique o modelo e nem quais armamentos estão inclusos ou não nesse valor.

Na narrativa o piloto pede para quem estiver assistindo "me de a chance de parar isso. Nos de asas para combater em nossos céus".

Um QR Code oferece a página oficial para quem tiver interesse em doar, mas não explica qual a conta será creditada com o valor e nem onde o grupo por trás da iniciativa planeja comprar os aviões.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Caça Força Aérea Ucrânia su-27 Piloto MiG-29

Leia também

Imagens aéreas mostram destruição do aeroporto de Hostomel
Rússia afirma ter abatido sete caças e um aeroporto estratégico ucraniano