Ucrânia abate drone iraniano usado pela Rússia

Drone abatido tem semelhanças com o Shahed-136, usado como kamikazes em ataques

Por André Magalhães Publicado em 14/09/2022, às 09h25

Pequeno drone também pode cumprir missões de reconheciemnto - Via Twiiter - @kms_d4k

O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou que derrubou um drone Shahed-136, de fabricação iraniana e usado pelos russos. O abate ocorreu na terça-feira (13) na região de Kharkiv, ao leste do país, próximo da fronteira com a Rússia.

Fotos compartilhadas no Twitter oficial do Ministério da Defesa, mostram os destroços do pequeno veículo aéreo não tripulado. Também foi confirmado na publicação que foi o primeiro drone deste modelo abatido pelas forças de Kiev.

Iranian attack UAV Shahed-136, eliminated by the #UAarmy near Kupiansk, Kharkiv region.
🇷🇺 and 🇮🇷: A perfect union of two despots.
📷 @kms_d4k pic.twitter.com/M7sQ9PX1hJ

— Defense of Ukraine (@DefenceU) September 13, 2022

O dronoe poderia estar sendo utilizado para reconhecimento, mas pode também voar armado com pequenas munições para ataques pontuais no estilo Kamikaze.

Um fato interessante é que os Estados Unidos e a Ucrânia haviam acusado o Irã de fornecer drones aos russos, o que na ocasião foi negado por Teerã.

Todavia, as forças ucranianas também operam drones fornecidos pelos Estados Unidos e pela Turquia, como o Phoenix Ghost e o Bayraktar TB2, respectivamente. Aliás, o uso de drones se mostrou vital no sucesso ucraniano em diversas frentes, sendo um contraponto ao maior poderio militar russo.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está se aproximando do sétimo mês. Por ora, os ucranianos comemoram a contraofensiva que permitiu retomar algumas áreas que haviam sido ocupadas por forças russas.

Saiba mais...

Atualmente a Ucrânia tem divulgado em menor escala suas operações aéreas, mesmo com uso de drones. A força aérea do país recebeu recentemente um novo lote de mísseis, mas existem poucos caças em serviço.

Rússia Ucrânia Militar Drone Irã guerra Abate Bayraktar TB2 Phoenix Ghost Kamikaze

Leia também

EUA podem vender modernos drones de combate à Ucrânia
EUA enviam mais drones à Ucrânia em nova ajuda milionária