Turquia expõe no Singapore Air Show maquete de seu futuro caça de quinta geração

Turquia é um dos poucos países que estão desenvolvendo uma aeronave de quinta geração

Por André Magalhães Publicado em 17/02/2022, às 10h15

Turquia busca vender seu caça furtivo no mercado potencial asiático - Arte TAI

A Turkish Aerospace Industries (TAI) exibiu pela primeira vez no continente asiático, durante o Singapore Airshow 2022, o mockup em tamanho real do TF-X (o futuro caça de última geração de produção turca).

A iniciativa da Turquia deixa claro a intenção de buscar clientes e parceiros no mercado asiático, região que depende de uma modernização de seus meios bélicos com a evolução na situação geopolítica.

A futura aeronave de combate turca será capaz de realizar toda as tradicionais missões de caças furtivos de quinta geração. No entanto, de acordo com um representante da TAI, estudos estão sendo feitos para que drones possam ser operados a partir do TF-X. O país é uma das poucas nações que estão desenvolvendo uma aeronave de quinta geração. 

A new generation aircraft powered by the state-of-the-art technology.#TurkishFighter pic.twitter.com/rBJlfSPgKx

— Turkish Aerospace (@TUSAS_EN) December 28, 2021

O TF-X pode ser a única opção de um avião de 5ª geração para Ancara (capital turca), visto que a venda de caças F-35A para os turcos foi cancelada pelos Estados Unidos após a compra do sistema de defesa aérea russo S-400 por militares da Turquia. A Casa Branca voltou a sinalizar que poderá renegociar o F-35, mas as conversas ainda não avançaram para além de um gesto político.

Uma possível venda de 40 caças F-16 Block 70 está em diálogo entre os dois países. Essa ação visa entre outras coisas o reforço da presença da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na região do Mar Negro.

O evento aeronáutico na República de Cingapura começou na terça-feira (15) e acontece até amanhã (18).

aeronave notícias de aviação avião aviação Caça Turquia quinta geração Ásia Singapore TF-X Air Show

Leia também

Airbus reverte prejuízo e tem lucro bilionário em 2021
Bombardeiros B-52H recebem escolta de caças F-15 "Braz" de Israel