Estátua de 1.700 anos retorna para Turquia em um 777F

Turkish Cargo tem apoiado o esforço do governo turco em repatriar artefatos históricos do país

Por Gabriel Benevides Publicado em 14/12/2020, às 16h00 - Atualizado às 21h08

Após um longo processo de negociação a Turquia recebeu novamente a estátua da Deusa Cibele (Kybele, na transliteração literal), que foi transportada de Nova York para Istambul, em um Boeing 777F, da Turkish Cargo.

O transporte foi considerado uma das mais importantes missões de repatriamento de objetos históricos para a Turquia. A estátua da deusa-mãe Cibele do século III d.C, foi traficada para o exterior nos anos 1960 e devolvida para o povo turco em 12 de dezembro.

De acordo a Turkish Cargo, o transporte contou com cuidados elevados por se tratar de um importante artefato histórico de elevado valor cultural. A estátua de Cibele é um importante símbolo da Turquia, por representar a guardiã da abundância, tendo a sua origem da região centro-oeste da Antiga Ásia Menor, ou Anatólia, denominada Frígia na atual Turquia.

Estátua com mais de 1.700 anos retorna à Turquia após seis décadas

“A estátua de Cibele, que foi trazida de Nova York para Istambul, em 12 de dezembro com o patrocínio da Turkish Airlines, após grandes esforços legais do Ministério da Cultura e Turismo, será exibida no Museu de Arqueologia de Istambul”, disse a companhia aérea.

Nos últimos anos, a Turkish Cargo transportou em outras oportunidades importantes artefatos históricos dos palácios em Istambul de Topkapi e Dolmabahçe, contribuiu para o retorno das peças perdidas do Mosaico da Garota Cigana. A empresa carregou mais de 50 obras do Museu do Louvre em Paris para Teerã, assim como o sarcófago de Hercules, da Era Romana, de Genebra, na Suíça, para seu novo lar em Istambul.

aeronave notícias de aviação avião Boeing Turquia Nova York 777F NYC Museu de Arqueologia Turkish Deusa Cibele