O turboélice Dash 7 elétrico faz parte de um programa sustentável da NASA voltado à aviação regional
Por Marcel Cardoso Publicado em 23/08/2024, às 08h43
A magniX, empresa focada em aviação elétrica, apresentou ontem (22), a próxima fase do programa NASA Electrified Powertrain Flight Demonstration ao revelar um turboélice De Havilland DHC-7 adaptado com motores elétricos.
O anúncio foi feito durante uma cerimônia em Seattle, nos Estados Unidos. A aeronave exibe os logotipos do fabricante, da agência espacial norte-americana e da Air Tindi, fornecedor do Dash 7. A iniciativa faz parte do programa EPFD, que atingiu em fevereiro a conclusão da Revisão Preliminar de Projeto (PDR), estabelecendo o projeto de modernização.
Em abril, foram feitos os testes iniciais do motor elétrico magni650 no NASA Electric Aircraft Testbed (NEAT), em Ohio, confirmando suas capacidades em altitudes de até 27.500 pés, e em junho, houve a conclusão dos testes de voo do turboélice, coletando dados de desempenho antes da modificação com a nova tecnologia.
Na próxima fase do programa, um dos quatro motores será substituído por um trem de força elétrico magniX, com voos de teste programados para 2026. Em seguida, outro motor será substituído por um segundo trem de força elétrico, permitindo uma redução potencial do consumo de combustível em até 40%.