Daher entregou a unidade de número 300 do multimissão Kodiak 100
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 02/12/2021, às 15h00 - Atualizado às 16h22
Daher entregou o monoturno-hélice multimissão Kodiak de número 300 | Foto: Divulgação.
O cargueiro multimissão Kodiak atingiu a marca de 300 aeronaves entregues, resultado obtido 14 anos após seu lançamento nos Estados Unidos. Recém absorvido no portfólio da francesa Daher, que produz a família TBM, o Kodiak ampliou sua presença ao redor do mundo.
Um dos primeiros aviões da categoria completamente projetado em computador, o Kodiak foi criado para operar nas mais remotas regiões do planeta, sendo capaz de levar serviços humanitários e suprimentos mesmo em localidades com pistas extremamente curtas e não preparadas.
O avião é capaz de operar em pistas com menos de 300 metros e voar por mais de 1.000 nm (1.852 km) sem escalas e com grande capacidade interna. O interior, desenvolvido de forma a proporcional uma configuração modular, pode ser transformado desde um modelo VIP até para o transporte de carga, ambulância aérea, lançamento de paraquedistas, entre outros.
Series III recebeu uma série de melhorias, como integração do radar meteorológico a suíte G1000 NXi
Na ocasião de seu lançamento o Kodiak foi apresentado como um modelo intermediário entre o avião tradicional e o helicóptero, ressaltando assim sua versatilidade de operar em locais de difícil acesso ao mesmo tempo que oferecia grande capacidade e alcance.
Entre as opções de interior está a configuração VIP em uma ampla cabine
“Todos os dias, em todo o mundo, o Kodiak cumpre diversas missões, desde fornecer ajuda crucial em zonas de conflito até fornecer transporte aéreo confortável para viagens de negócios e pessoais”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Daher e CEO da Kodiak Aircraft.
Em 2019 a Daher adquiriu o programa Kodiak da norte-americana Quest Aircraft Company, integrando o monomotor multimissão a sua gama de aeronaves turbo-hélices avançadas de alto rendimento.
Kodiak 100 oferece amplo espaço interno e uma robusta estrutura capaz de operar em regiões extremas do globo
Atualmente o Kodiak 100 Series III recebeu uma série de melhorias, como sistema de alerta situacional, integração com o radar meteorológico Garmin GWX 75 com a suíte de aviônicos Garmin 1000 NXi e o piloto automático GFC 700. Além de contar com proteção do envelope de voo, visão sintética, entre outros.