A Textron Aviation lançou os Cessna Citation CJ4 Gen3, CJ3 Gen3 e M2 Gen3
Por Marcel Cardoso Publicado em 21/10/2024, às 10h02
A Textron Aviation anunciou nesta segunda-feira (21), na véspera do início da NBAA-BACE 2024, a nova geração de aviões leves da linha Cessna Citation, composta pelos modelos M2 Gen3, CJ3 Gen3 e CJ4 Gen3.
Os novos aviões serão equipados com a tecnologia Garmin Emergency Autoland, além dos aviônicos de última geração Garmin G3000 Prime no CJ4 Gen3. O fabricante informou que o CJ4 Gen3 entra em serviço em 2026, e os modelos M2 Gen3 e CJ3 Gen3 estão previstos para 2027.
"Hoje revelamos o futuro da aviação e a próxima geração dos jatos leves Cessna Citation — o M2 Gen3, CJ3 Gen3 e CJ4 Gen3 — para continuar o legado icônico da marca Citation, que sempre foi confiável, ao mesmo tempo em que introduzimos inovações e tecnologia de ponta", disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.
#NBAA2024: Introducing the next generation of @Cessna Citation business jets — the Citation CJ4 Gen3, CJ3 Gen3 and M2 Gen3.
— Textron Aviation (@TextronAviation) October 21, 2024
Discover the Citation Gen3 aircraft at https://t.co/bCMlf2lcnV.#FlyCessna #cessna #aviation #nbaa #aviationnews pic.twitter.com/X8pqrikXzA
Os novos aviões também contam com o sistema Garmin Autothrottles, que ajusta automaticamente a potência dos motores para maior precisão e segurança durante todas as fases do voo. Outras melhorias incluem o Runway Occupancy Awareness, que aumenta a visibilidade de obstáculos na pista, e o Advanced 3D SafeTaxi, que exibe pistas, FBOs e hangares, facilitando a navegação nos aeroportos.
Clientes que possuem os modelos Citation M2 Gen2 com autothrottles ou CJ3 Gen2 receberão um boletim de serviço que oferecerá a opção de integrar o sistema Garmin Emergency Autoland às suas aeronaves, após a certificação dos novos modelos Gen3.
O CJ4 Gen3 será o primeiro a incorporar a nova versão dos aviônicos Garmin G3000 Prime. As principais funcionalidades incluem um seletor de procedimentos para ajustes intuitivos, displays primários com tecnologia multitoque, uma interface de menu simplificada, e unidades de display secundário 40% maiores que as anteriores, permitindo uma visualização mais eficiente.
Além dos avanços tecnológicos no cockpit, o CJ4 Gen3 traz melhorias operacionais e de conforto para passageiros e tripulação. Entre as novidades estão baterias de íons de lítio, que melhoram o desempenho em climas frios, winglets com iluminação aprimorada, integração de dados em tempo real com o sistema LinxUs para planejamento de manutenção, acústica de cabine melhorada, e iluminação otimizada no cockpit.
Segundo a Textron, o CJ4 Gen3 também promete reduzir os custos operacionais em quase 10% em comparação com seus concorrentes diretos, além de oferecer alcance líder na categoria, independentemente da carga útil.