Terminou exercício aéreo chileno com presença de caças da FAB

Exercício aéreo chileno contou com a presença de caças F-5EM e do cargueiro KC-390 da FAB e terminou na última semana

Por André Magalhães Publicado em 24/10/2022, às 18h10

Pilotos de três países puderam trocar experiências durante os voos - FACH

Foi encerrado na última sexta-feira (21), o exercício aéreo Salistre, em Antofagasta, no Chile. O treinamento aéreo reuniu cerca de 40 aeronaves, em sua maioria caças, do Chile, da Argentina e do Brasil, além de uma delegação da Força Espacial dos Estados Unidos.

Ao todo, foram mais de 300 missões aéreas em um cenário de guerra simulado entre duas coalizões sobre o deserto do Atacama, o mais seco do mundo.

Do lado aliado, o anfitrião chileno destacou caças F-16, F-5 Tigre III e A-29 Super Tucano. Já a Argentina empregou seus IA-63 Pampa III e A-4R Fightinghawk. O Brasil participou com o KC-390 Millennium e caças F-5EM. Ainda houve a presença de aeronaves de apoio C-130 Hercules, do KC-135E Stratotanker, e dos helicópteros MH-60M Black Hawk e Bell 412, ambos de Santiago.

Do lado oposto, o Chile empregou o F-16, o F-5 Tigre III e o A-29 Super Tucano, que fizeram o papel de adversários nos combates simulados.

Atribuo esse resultado também aos pilotos do Esquadrão Pampa e do 1° Grupo de Aviação de Caça (1° Gavca), que demonstraram alta competência operacional desde o planejamento da missão até a execução do voo”, destacou o comandante do Esquadrão Pampa.

Primeira edição da Salistre foi em 2004 - FAB


A Salistre teve sua primeira edição em 2004. Desde então, foram duas edições: em 2009 e 2014. A Força Aérea do Chile afirmou que "mais de 300 missões aéreas que permitiram aumentar a interoperabilidade, trocando conhecimentos e experiências entre as Forças Aéreas participantes em um exercício combinado, um dos maiores da América do Sul".

O Chile não é a única nação sul-americana a realizar operações aéreas conjuntas. O Brasil organiza desde 2002 a Cruzex - um exercício aéreo que reúne diversas forças aéreas, inclusive de outros continente. A última edição ocorreu em 2018, na Natal, Rio Grande do Norte.

Leia mais sobre clicando aqui.

FAB Caças Chile exercício aéreo Salistre Argntina Atacama

Leia também

Aviões da FAB sobrevoam solenidade da Troca da Bandeira em Brasília
Desfile da Independência trouxe novidades nos céus de Brasília