Evento aproveitou cada espaço do terminal desativado para o uso dos skatistas
Marcel Cardoso Publicado em 20/04/2022, às 17h35
Foi realizado entre a última sexta-feira (15) e o sábado (16), em um terminal desativado do aeroporto internacional de New Orleans (MSY), nos Estados Unidos, o Red Bull Terminal Takeover, um inusitado evento voltado para skatistas profissionais, tendo pousos e decolagens de aviões como cenário.
A ideia partiu da inauguração do novo terminal de passageiros de MSY, em novembro de 2019, que fez com que o antigo, aberto 60 anos antes, fosse inutilizado, o que chamou a atenção dos organizadores. Uma espécie de parque radical foi erguido, utilizando o cenário de abandono do local, o que gerou uma oportunidade de negócio.
Dentro e fora dos corredores, trilhos e bancos foram usados como obstáculos para os patinadores desfrutarem de um cenário único de um aeroporto. O chamado Parabola Park foi o local onde os patinadores chegaram a usar a arquitetura do aeroporto, usando escadas rolantes para andar de skate pelo parque.
Um dos destaques do parque foi o uso de uma ponte de embarque para que, com o uso de rampas, as acrobacias pudessem ser feitas.O antigo balcão de check-in também foi aproveitado, usando quiosques, bancos e um carrinho de golfe como parte do cenário. A construção foi feita pela New York Design and Construction (Nydac) e pela Red Bull em quatro dias.
Medalhistas olímpicos e skatistas famosos e amadores de oito equipes participaram do evento. Cada equipe deveria fazer um vídeo de dois minutos mostrando seus truques de skate e as acrobacias ao redor dos parques de skate MSY e da pista. A equipe do vídeo com mais votos ganhou um prêmio de US$ 5 mil (R$ 23.100).
O aproveitamento de aeroportos para eventos esportivos não é novidade. No último dia 10, a pista (RWY) 10-28 do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, foi utilizada para uma das etapas do campeonato brasileiro de Stockcar. Foi a primeira vez que algo do gênero aconteceu no país.